
Como parte do projeto Newcastle-upon-Tyne, no Cais Malmo de Newcastle, o escritório AWP Office for Territorial Reconfiguration propôs um nodal cicloviário e um espaço de encontro comunitário com uma rampa que leva até um mirante. Embora o mirante e a rampa se tornem ícones na paisagem urbana, o escritório comenta que "ao revelar uma nova perspectiva para a cidade e o Vale, o nodal se tornará um marco celebrado precisamente pelas vistas que oferece", em vez de apenas por sua forte presença sobre os edifícios.

Localizado na interseção das principais rotas cicloviárias de Newcastle, o projeto contribui com a conversão do Ouseburn Valley de centro industrial para um distrito voltado para a indústria criativa.

"O patrimônio e o espírito comunitário de Ouseburn Valley - seu passado industrial, identidade e valores de reuso - são centrais para nosso projeto", comentou o AWP. "As tipologias dos espaços não irregulares e flexíveis, com a possibilidade de se adaptarem a cada programa."

Os três edifícios separados propostas pelo AWP têm construção simples, com estrutura de aço e fechamentos de vidro e materiais rústicos. O desenho e a materialidade dos novos edifícios têm referência nas edificações presentes no sítio tombado pelo patrimônio.

A rampa, no entanto, terá acabamentos de aço escovado - rompendo com a materialidade terrosa dos edifícios ao passo que se eleva em meio ao nodal cicloviário.

-
Arquitetos
Featherstone Young Architects, Riches Hawley Mikhail Architects -
Localização
Mariners Wharf, Quayside, Newcastle upon Tyne, Tyne and Wear NE1 2BJ, Reino Unido -
Arquitetos responsáveis AWP
Marc Armengaud, Matthias Armengaud, Alessandra Cianchetta -
Equipe de projeto
B. Gentil, G. Guinovart, D. Higuera, A. Ibnolmobarak, M. Laparra Knapman, M. McCurdy, M. Nemeta -
Masterplan
Urbed -
Cliente
Igloo-Carillion plc -
Área
9200.0 m² -
Ano do projeto
2014 -
Fotografias