Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA

Apresentamos a seguir o projeto de SIAA + EAAAL + HASAA, premiado com o segundo lugar no concurso para o Anexo da Biblioteca Nacional, competição promovida pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), e organizado pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA - Mais Imagens+ 21

Dos arquitetos: Estar envolto a um rodamoinho de novidades, cuja intensidade e velocidade raramente foram vistas na história urbana carioca. Este é o contexto do Anexo da Fundação Biblioteca Nacional, situado entre a nova Via Binário e a Avenida Rodrigues Alves que, com a demolição da Perimetral, revela um plano de fachadas antes encoberto e a necessidade de uma arquitetura de qualidade para a nova orla da Zona Portuária.

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

Proteger e conservar o conhecimento são funções seminais de uma biblioteca, de tal modo que o projeto parte de um núcleo para guarda de publicações ocupando os três pavimentos do bloco central existente. O que circunda este miolo – térreo, laterais e cobertura – é um involucro protetor, cuja multiplicidade programática e escolhas projetuais (no desenho e nos materiais) fazem com que ali se estabeleça uma dinâmica de mediação entre o núcleo de armazenamento e a cidade.

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

As áreas atualmente ocupadas pelos blocos leste e oeste passam a dar lugar a novas construções: ambas com a mesma altura do bloco central existente, mas mantendo certa distância dele. O que qualifica este projeto são os distintos modos como se articulam as partes acrescidas e as existentes.

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

Paralela à Via Binário, faz-se uma espécie de anel vertical de interligação das partes: o saguão linear no térreo com acessos para todas as vias que circundam o edifício, do qual partem dois núcleos de circulação vertical, que conformam as extremidades de um prisma (destinado ao setor administrativo) sobreposto ao bloco central existente.

Corte D. Image Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

Ocupando o perímetro junto à Rodrigues Alves e à rua Rivadávia Correa, propõe-se uma pele, a qual vai além de um fino plano composto por brises cerâmicos verticais. Constitui-se como um eixo linear curvo com tripla função: circulação periférica que liga todas as construções do conjunto, proteção aos raios solares e solução técnica para passagem de instalações. Esta pele proverá a imagem do novo Anexo da BN, a qual a Perimetral, se ainda existisse, nunca nos permitiria ver.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA" 22 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759286/segundo-lugar-no-concurso-anexo-da-biblioteca-nacional-siaa-plus-eaaal-plus-hasaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.