O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA

Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA

Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA
Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA, Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA
Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

segundo lugar

Competição : Concurso Anexo da Biblioteca Nacional
Premio : Segundo Lugar
Projeto :
Autores : Eduardo de Almeida (EAAAL), César Shundi Iwamizu, Eduardo Pereira Gurian, Bruno Valdetaro Salvador (SIAA) e Helena Aparecida Ayoub Silva (HASAA), Andrei Barbosa da Silva, Alexis Arbelo, Cecília Prudencio Torrez, Fernanda Britto, Francesco Perrota Bosch, Gustavo Madalosso Kerr, Leonardo Nakaoka Nakandakari, Marcelo Arend Madalozzo, Rafael Carvalho, Thomas de Almeida Ho, André Ariza, Luca Caiaffa, Valeria Waligora., 13.089,87m², Rio de Janeiro, Brasil, 2014

Apresentamos a seguir o projeto de SIAA + EAAAL + HASAA, premiado com o segundo lugar no concurso para o Anexo da Biblioteca Nacional, competição promovida pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), e organizado pelo Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA + 26

Dos arquitetos: Estar envolto a um rodamoinho de novidades, cuja intensidade e velocidade raramente foram vistas na história urbana carioca. Este é o contexto do Anexo da Fundação Biblioteca Nacional, situado entre a nova Via Binário e a Avenida Rodrigues Alves que, com a demolição da Perimetral, revela um plano de fachadas antes encoberto e a necessidade de uma arquitetura de qualidade para a nova orla da Zona Portuária.

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA
Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

Proteger e conservar o conhecimento são funções seminais de uma biblioteca, de tal modo que o projeto parte de um núcleo para guarda de publicações ocupando os três pavimentos do bloco central existente. O que circunda este miolo – térreo, laterais e cobertura – é um involucro protetor, cuja multiplicidade programática e escolhas projetuais (no desenho e nos materiais) fazem com que ali se estabeleça uma dinâmica de mediação entre o núcleo de armazenamento e a cidade.

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA
Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

As áreas atualmente ocupadas pelos blocos leste e oeste passam a dar lugar a novas construções: ambas com a mesma altura do bloco central existente, mas mantendo certa distância dele. O que qualifica este projeto são os distintos modos como se articulam as partes acrescidas e as existentes.

Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA
Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

Paralela à Via Binário, faz-se uma espécie de anel vertical de interligação das partes: o saguão linear no térreo com acessos para todas as vias que circundam o edifício, do qual partem dois núcleos de circulação vertical, que conformam as extremidades de um prisma (destinado ao setor administrativo) sobreposto ao bloco central existente.

Corte D. Image Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA
Corte D. Image Cortesia de SIAA + EAAAL + HASAA

Ocupando o perímetro junto à Rodrigues Alves e à rua Rivadávia Correa, propõe-se uma pele, a qual vai além de um fino plano composto por brises cerâmicos verticais. Constitui-se como um eixo linear curvo com tripla função: circulação periférica que liga todas as construções do conjunto, proteção aos raios solares e solução técnica para passagem de instalações. Esta pele proverá a imagem do novo Anexo da BN, a qual a Perimetral, se ainda existisse, nunca nos permitiria ver.

Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "Segundo Lugar no Concurso Anexo da Biblioteca Nacional / SIAA + EAAAL + HASAA" 22 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759286/segundo-lugar-no-concurso-anexo-da-biblioteca-nacional-siaa-plus-eaaal-plus-hasaa> ISSN 0719-8906