Delegacia da Polícia na França / X-TU

Delegacia da Polícia na França / X-TU - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: X-TU; X-TU - Anouk Legendre & Nicolas Desmazieres
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3857
  • Fotógrafo
    Fotografias:JM Monthiers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dado o tamanho reduzido do programa e a localização da parcela de terra, a ideia foi inserir a maioria dos elementos do programa num volume vertical elevado. Que posicionado em uma esquina servirá como uma torre emblemática. Os elementos "especiais" do programa terão volumes próprios. Eles forçam a composição de uma extremidade da parcela para a outra com paredes de vidro. Estes espaços contém o pavimento térreo e o primeiro pavimento e criam um pedestal de onde o resto das massas se sustentam.

© JM Monthiers

O pedestal se desdobra ao longo da elevação criando contratempos e entalhes onde os diferentes volumes se juntam ou separam-se. Essa interação cria um vínculo tensão entre os volumes. A solução escultural, bem como a urbana, antecipa as futuras construções nas parcelas vizinhas. É uma escultura urbana moldada por seu ambiente.

Este desenvolvimento é profundamente inspirado pela paisagem envolvente da Plaine Saint Denis (arredores de ao norte de Paris). Uma montagem quebrada, sobreposta por edifícios de diferentes proporções e materiais, criando um universo poético, às vezes surpreendente, cortado pelo vazio, fazendo o céu invadir quase toda a paisagem.

As elevações são projetadas como constantes oposições entre opacidade e transparência. As paredes opacas são feitas com concreto brilhante. Diversas portinholas vestidas com cilindros opalescentes pontuam a fachada e se iluminam durante a noite. As paredes de vidro estão equipadas com diferentes tipos de vidro, dependendo do grau de confidencialidade exigido pelas instalações.

© JM Monthiers

Os escritórios da torre na Rue de Landy são equipados com telas de vidro serigrafados, onde o posicionamento da transparência e da opalescência criam um tipo de geometria ondulada. Este resultado, que evoca externamente uma tela de LCD também permite uma certa transparência do interior para o exterior, embora forneça opacidade o suficiente a partir do exterior. A grande superfície de vidro permite à construção manter o seu papel emblemático mesmo à noite, quando a multidão se reúne em torno do Estádio Saint Denis, a torre torna-se um sinal luminoso visto de longe.

O pavimento térreo se divide em duas partes. O primeiro um lobby público que dá acesso aos gabinetes de reclamação e acesso acompanhada aos níveis superiores. O segundo é uma entrada para os guardas em serviço. O movimento no interior de ambos pode ser observado por um supervisor em um balcão que separa os dois espaços. A posição central deste balcão torna fácil a visualização das idas e vindas da polícia e do público, e também comanda o acesso ao "depósito de armas", para a área (GAV) e para os pavimentos.

Planta Baixa Quarto Pavimento

O lobby de plantão se estende até o primeiro nível, onde pode ser encontrado o resto das salas de manutenção diária, bem como uma academia. Esta extensão aparece como uma falha no espaço do átrio, que traz a luz de cima fornecida pela sala de assistência às instalações esportivas. A instalação de esporte também tem o seu próprio acesso, uma escada a partir do pátio interior, dando-lhe uma independência maior, evitando que o resto da estação seja perturbada durante dias de jogo no Stade de France, onde a influência pode ser maior.

Atenção especial foi dada para a circulação interna. Esta Delegacia de Polícia contém diversos tipos de serviço, cada um com seu próprio grau de exigência de segurança. Portanto, o acesso à Divisão Especial (ramo de segurança política) é feito por uma entrada adicional localizado na Rue de Landy. Igualmente, as caixas de plantão são acessíveis a partir do pátio traseiro situado no mesmo nível que a saída anexa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Denis, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Delegacia da Polícia na França / X-TU" [Commissariat of Police in France / X-TU] 16 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759027/comissariado-da-policia-na-franca-x-tu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.