Utopia Arkitekter selecionado para projetar centro de viagens em Uppsala, Suécia

O escritório sueco Utopia Arkitekter foi selecionado para projetar o novo centro de viagens em Uppsala após seu "edifício escultural" vencer o concurso de projetos organizado pela prefeitura de Estocolmo. Contando com um centro de viagens, um centro de ginástica e um restaurante nos pavimentos inferiores, e escritórios nos superiores, o edifício pretende alcançar a certificação LEED Platinum. O projeto incorpora a bicicleta como importante meio de transporte, oferecendo aos usuários diversas infraestruturas para o ciclismo urbano, incluindo vestiários e chuveiros, além de proporcionar uma troca confortável do transporte sobre duas rodas para os trens.

Mais informações, a seguir.

Utopia Arkitekter selecionado para projetar centro de viagens em Uppsala, Suécia - Mais Imagens+ 7

Cortesia de Utopia Arkitekter

"Nós apoiamos completamente o esforço municipal de criar um edifício que serja interessante, único e - porque não? - espetacular", explicou Utopia Arckitekter. A aparência externa do edifício incorpora, portante, um impressionante motivo triangular que ocupa toda a extensão da fachada.

Cortesia de Utopia Arkitekter

As fachadas são compostas por um padrão racional de retângulos partidos em diversos triângulos revestidos por uma mistura de painéis metálicos dourados e amarelos; assim, ao refletir a luz do sol, esse padrão simples assume uma aparência muito mais complexa. 

"A proposta é conceitualmente consistente, apresentando um edifício cujo vocabulário é tanto contrastante como revigorante", diz a citação do júri, " O grande mérito desse projeto consiste em sua manipulação engenhosa dos diferentes níveis do terreno, usando uma abordagem holística para alcançar uma interação perfeita entre exterior e interior."

Fachada norte. Cortesia de Utopia Arkitekter

Essa manipulação dos diferentes níveis inclui um térreo alto e iluminado que acomoda todas as funções públicas do edifício e um estacionamento para 400 bicicletas sob a plataforma da estação.

Planta inferior mostrando o estacionamento de bicicletas. Cortesia de Utopia Arkitekter

Segundo Skanska, cliente do Utopia, o projeto tem o potencial de marcar 90 dos 110 pontos possíveis do LEED, o que lhe renderia a segunda pontuação mais alta da história. A construção do projeto começará em breve.

Diagrama mostrando algumas das características sustentáveis do edifício. Cortesia de Utopia Arkitekter
  • Arquitetos

  • Localização

    Stationsgatan, Uppsala, Suécia
  • Cliente

    Skanska
  • Área

    10600.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

    Cortesia de Utopia Arkitekter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Stationsgatan, Uppsala, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Stott, Rory. "Utopia Arkitekter selecionado para projetar centro de viagens em Uppsala, Suécia" [Utopia Arkitekter's "Jewel" Selected in Uppsala Travel Centre Contest] 14 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758887/utopia-arkitekter-selecionado-para-projetar-centro-de-viagens-em-uppsala-suecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.