Casa Ca's Bouer / Jordi Queralt + La Boqueria

Casa Ca's Bouer / Jordi Queralt + La Boqueria - Mais Imagens+ 20

Blanes, Espanha
  • Arquitetos: Jordi Queralt , La Boqueria; Jordi Queralt , La Boqueria
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Colaboradores: Pau Munar, Marti Ardanaz
  • Estrutural: Ricardo Martinez
  • Interiores: Pau de las Heras
  • Construção: Camps Esqueu
  • Arquitetos Responsáveis: Oriol Antolin, Ricard Grau, Alfons Tornero, Jordi Queralt
  • Arquiteto Técnico: José Berrocal
  • Cidade: Blanes
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Núria Ginès

Descrição enviada pela equipe de projeto. O tempo e o uso era a principal demanda deste projeto: o edifício tinha que absorver uma grande variedade de funções. O primeiro pavimento, que é acessado através de uma escadaria pública, foi projetado para desenvolver muitas atividades, de espaço de lazer à uma segunda habitação ou espaço de escritórios.

© Eugeni Pons

No térreo estão o acesso principal e a garagem, com um pequeno espaço de trabalho e de armazenamento. Nos pavimentos superiores estão o restante das habitações. Buscando intimidade, os dormitórios e ambientes mais privados estão no segundo pavimento enquanto que os espaços comuns e de uso durante o dia estão no terceiro e quarto pavimento para melhor o aproveitamento da luz natural e sua relação com o exterior.

© Eugeni Pons

Como o edifício antigo era uma edificação térrea mais um, nós utilizamos as lajes existentes e nós acrescentamos três pavimentos acima, para então proceder com uma grande reforma de ampliação. Para crescer em altura, nós utilizamos uma estrutura metálica que perfura as lajes existentes evitando danificar a estrutura existente e construir as novas lajes com blocos de enchimento de cerâmica e vigas pré-fabricadas de concreto.

Diagrama

Devido às dimensões da área (6.45m x 18m);para organizar e distribuição geral nós agrupamos os espaços de serviço e o fluxo vertical das paredes em comum, liberando espaços junto à fachada. O arranjo dos quartos é definido pelo ritmo interno da cobertura; os espaços comuns são definidos por três lajes, um grande espaço aberto buscando uma relação visual em altura com o exterior e as diferentes áreas da casa. Todos reunidos na chaminé, elemento principal centralizado no espaço.

© Núria Ginès

A natureza dos interiores quer evocar o conforto da arquitetura local buscando o aconchego e aquecimento com os elementos cerâmicos do forro e dos pisos em madeira, contrastando com as paredes brancas. No exterior, o aço Corten permite a criação de alguns elementos que agem como filtros e revestimentos, controlando a privacidade e o acesso ao interior.

© Núria Ginès

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ca's Bouer / Jordi Queralt + La Boqueria" [House Ca's Bouer / Jordi Queralt + La Boqueria] 12 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758831/casa-cas-bouer-jordi-queralt-plus-la-boqueria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.