Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 2 de 20Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 3 de 20Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 4 de 20Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 5 de 20Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Descrição enviada pela equipe de projeto. Decidir o que é essencial em um determinado programa para um determinado lugar deve ser o objetivo principal de cada projeto de arquitetura - e nada mais. Isso pode ser ainda mais válido quando um edifício público está em questão, uma vez que envolve uma forte e vibrante interação com a cidade como um "trabalho em andamento".

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 5 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

A edificação deve ser a mais simples possível, desempenhando um papel distintivo como catalisador e de apoio às atividades e eventos artísticos, e contribuindo para a interação social. Ela deve ter uma presença e imagem clara e forte mas discreta na cidade, transmitindo informações sobre seu próprio conteúdo que pode ser lido em diferentes níveis.

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 6 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

O Mais Simples Possível

A plataforma de calcário aberta ao público garante uma continuidade espacial com a cidade e uma homogeneidade do material com o ambiente. Ligeiramente suspensos acima se encontram os volumes em paralelepípedo do edifício, cobertos com vidro fosco branco. Esta pele dupla - concreto / vidro - foi o único "luxo" em que mergulhamos, já que funciona como um mediador e permite as mutações no exterior do edifício - de cor, luz, imagem...no interior, a possibilidade de comunicação.

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 4 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

O Auditório

Projetar um hall exclusivamente dedicado à música contribuiu para um resultado acústico e arquitetônico ideal.

A forma tipológica do hall é o de uma caixa de sapatos, um grande espaço retangular com uma área de estar plana. Este modelo - uma tipologia herdada de teatros do século 19 que é uma opção quase esquecida nos dias de hoje, com a crescente popularidade de salas polivalentes - garante a qualidade e homogeneidade da performance musical, como sua forma suprime a absorção sonora primária e fragmentada (geralmente causada por assentos inclinados).

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 13 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

No interior, paredes inclinadas de madeira são separadas da superfície do recipiente, produzindo um espaço unitário, que incorpora tanto ao palco e a orquestra. Sua forma ligeiramente arredondada, ditada pela acústica, e sua textura brilhante criam uma estrutura que contrasta com as formas mais escuras e rígidas do contêiner.

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 9 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

Como resultado, as delicadas superfícies texturizadas que difundem o som fornecem uma perfeição acústica e uma sensação de bem-estar sensorial aos artistas e igualmente para o público.

Hall e foyer comunicam-se através de portas articuladas disfarçadas nas paredes laterais. Uma vez fechadas, a continuidade da textura de madeira garante uma leitura homogênea do recipiente espacial.

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 10 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

O Teatro

A sala de teatro foi realizada com a intenção de ser extremamente versátil e "performática", no intuito de permitir que diferentes tipos de produção pudessem ser realizadas.

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 8 de 20
© Fernando Guerra | FG+SG

Tentamos atender tanto as demandas técnicas do "teatro máquina" quanto as exigências da intimidade, bem-estar, e otimização visual e acústica do espaço público de uma forma equilibrada e flexível.

O espaço da plateia é totalmente configurado por meio de placas de fibra de gesso que produzem uma forma unitária, um "casulo" escuro neutro monocromático, sem bordas, pontuado apenas pelas portas, sala de controles e galerias VIP. Sua forma e materiais homogêneos garantem a eficácia acústica, sua simplicidade enfatiza a performance no palco.

Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos - Imagem 14 de 20
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Poitiers, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro e Auditório em Poitiers / JLCG Arquitectos" [Theatre and Auditorium in Poitiers / JLCG Arquitectos] 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758745/teatro-e-auditorio-em-poitiers-jlcg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.