Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9

Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9 - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Plan9; Plan9
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1008
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Luque
  • Promotor: El Patriarca, C.E.I Bambi
  • Instalações: Fernando Lara Carmona (Plan9)
  • Construtora: Ros Zapata
  • Superficie: 4.786 m²
  • Arquitetos Responsáveis: Gloria García de la Banda García, José Luque Bellido
  • Cidade: Córdoba
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da necessidade de transferir à um novo terreno o Centro de Educação Infaltil Bambi, localizado numa casa unifamiliar que teve que ser adaptada às necessidades que a legislação impunha, edificando um pavilhão novo com espaços intersticiais que permitam o desenvolvimento bem diferenciado das diferentes atividades do centro, aliado à abundante vegetação, faziam do centro um lugar agradável para as crianças, dando um valor agregado que o diferenciava de outros centros da cidade de Córdoba. Era fundamental transferir este conceito ao novo lugar.

Planta Baixa

O terreno é livre, com frente à três ruas e uma zona ajardinada. Exigia certos condicionantes para a adaptação ao programa: a topografia peculiar do terreno e o respeito às árvores existentes.

© Fernando Alda

Condicionantes que pareciam dificuldades, foram convertidos em aliados. A topografia permitiu que os dois pavimentos do edifício fossem acessíveis a partir da rua pública e que as áreas para brincadeiras estivessem no mesmo nível das salas de aula. Respeitar as árvores ajudou numa distribuição menos rígida e mais integrada, fazendo com que elas fossem participantes do projeto.

© Fernando Alda

Antes as premissas de cumprir com a legislação educativa e conservar o caráter do antigo centro, o edifício resultou em três salas de aula para o primeiro ano, 3 salas para o segundo concentradas na ala oriental. Já na ala ocidental, estão a aula matinal, refeitório e cozinha, sala de professores e área administrativa.

Corte

O edifício resultou em dois volumes com forma de 'V' adaptando-se à topografia e à vegetação existente, distribuindo o programa através de galerias abertas fugindo da tipologia habitual de centro educativo, buscando o espirito e o ambiente do antigo centro, onde as salas de aulas estavam em contato direto com as áreas livres.

© José Luque

O projeto foge da imagem de centro tradicional, tanto a nível de linguagem, funcionalmente e também no construtivo, através da utilização de sistemas industrializados. Como contraste, recorremos a um padrão de cores para a fachada de tons brancos e quentes, laranjas e amarelos, cores que fomentam a aprendizagem, a atenção e o relaxamento, a ala administrativa é pintada em tons azulados.

Fachada

A cobertura e a disposição ortogonal do edifício se resolveram através de pórticos metálicos forjados em chapas metálicas. 

© Fernando Alda

Os locais de encontro foram tratados cuidadosamente entre painéis tipo sanduíche, moldando os sistema de fixação dos painéis da fachada e os acabamentos dos buracos, evitando a imagem de 'nave industrial'.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Mejorana, 14960 Córdoba, Córdoba, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9" [Centro de Educación Infantil Bambi / Plan9] 11 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758735/centro-de-educacao-infantil-bambi-plan9> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.