O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Espanha
  5. Plan9
  6. 2011
  7. Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9

Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9

Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9
Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Mejorana, 14960 Córdoba, Córdoba, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Gloria García de la Banda García, José Luque Bellido
  • Área

    1008.0 m²
  • Ano do Projeto

    2011
  • Fotografias

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da necessidade de transferir à um novo terreno o Centro de Educação Infaltil Bambi, localizado numa casa unifamiliar que teve que ser adaptada às necessidades que a legislação impunha, edificando um pavilhão novo com espaços intersticiais que permitam o desenvolvimento bem diferenciado das diferentes atividades do centro, aliado à abundante vegetação, faziam do centro um lugar agradável para as crianças, dando um valor agregado que o diferenciava de outros centros da cidade de Córdoba. Era fundamental transferir este conceito ao novo lugar.

Planta Baixa
Planta Baixa

O terreno é livre, com frente à três ruas e uma zona ajardinada. Exigia certos condicionantes para a adaptação ao programa: a topografia peculiar do terreno e o respeito às árvores existentes.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Condicionantes que pareciam dificuldades, foram convertidos em aliados. A topografia permitiu que os dois pavimentos do edifício fossem acessíveis a partir da rua pública e que as áreas para brincadeiras estivessem no mesmo nível das salas de aula. Respeitar as árvores ajudou numa distribuição menos rígida e mais integrada, fazendo com que elas fossem participantes do projeto.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Antes as premissas de cumprir com a legislação educativa e conservar o caráter do antigo centro, o edifício resultou em três salas de aula para o primeiro ano, 3 salas para o segundo concentradas na ala oriental. Já na ala ocidental, estão a aula matinal, refeitório e cozinha, sala de professores e área administrativa.

Corte
Corte

O edifício resultou em dois volumes com forma de 'V' adaptando-se à topografia e à vegetação existente, distribuindo o programa através de galerias abertas fugindo da tipologia habitual de centro educativo, buscando o espirito e o ambiente do antigo centro, onde as salas de aulas estavam em contato direto com as áreas livres.

© José Luque
© José Luque

O projeto foge da imagem de centro tradicional, tanto a nível de linguagem, funcionalmente e também no construtivo, através da utilização de sistemas industrializados. Como contraste, recorremos a um padrão de cores para a fachada de tons brancos e quentes, laranjas e amarelos, cores que fomentam a aprendizagem, a atenção e o relaxamento, a ala administrativa é pintada em tons azulados.

Fachada
Fachada

A cobertura e a disposição ortogonal do edifício se resolveram através de pórticos metálicos forjados em chapas metálicas. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Os locais de encontro foram tratados cuidadosamente entre painéis tipo sanduíche, moldando os sistema de fixação dos painéis da fachada e os acabamentos dos buracos, evitando a imagem de 'nave industrial'.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Educação Infantil Bambi / Plan9" [Centro de Educación Infantil Bambi / Plan9] 11 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758735/centro-de-educacao-infantil-bambi-plan9> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.