Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects

Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 2 de 57Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 3 de 57Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 4 de 57Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 5 de 57Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Mais Imagens+ 52

Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Autores: José António Barbosa, Pedro Lopes Guimarães
  • Colaboradores: Miguel Pimenta, Paula Fonseca, José Marques, Henrique Dias, Mafalda Santiago, Pedro Araújo, Frederico Roeber, Nuno Pereira, Marta Pupo, Ana Oliveira, Diana Bizarro, Filipa Ferreira, Carlos Ribeiro, Joana Carvalho, Joana Pinto, Tiago Sousa
  • Estabilidade E Estruturas: época, lda
  • Instalações Hidráulicas: época, lda
  • Instalações Elétricas: rga
  • Instalações De Rede De Gás: rga
  • Empresa Construtora: grupo mca
  • Diretor De Obra: ricardo barbosa
  • Cliente: m. couto alves - marina de gaia, lda.
  • área Do Terreno: 1.384 m²
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 21 de 57
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Foz do Douro, local mágico onde as águas do rio se fundem no mar, honrando a história e tradição de um povo intimamente ligado à navegação marítima, projeta-se a construção de uma nova marina.

Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 41 de 57
© José Campos

Instalado na margem de Gaia, este novo equipamento, ultrapassa claramente a sua componente náutica, criando um conjunto de serviços e atividades complementares, relevantes para a valorização econômica e social do tecido urbano em que se insere.

Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 55 de 57
Corte
Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 46 de 57
Planta Baixa
Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 56 de 57
Corte

A organização e hierarquização deste novo espaço é conseguida através da implantação de três novos edifícios. Um edifício linear, que se estende ao longo do parque de estacionamento existente, definindo a fronteira entre o peão e o automóvel, em equilíbrio com dois edifícios perpendiculares que se suspendem no talude, articulando os percursos à cota alta com o percurso marginal existente à cota baixa.

Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects - Imagem 20 de 57
© José Campos

A implantação destes três edifícios, gera um ponto de tensão, que define uma praça, centralidade de todo o conjunto. Distribuído por uma volumetria de dois pisos, o edifício longitudinal integra a recepção, os balneários, as oficinas, os gabinetes de administração, secretariado, duas salas de formação, sala de eventos e um conjunto de espaços comerciais.

Os dois edifícios perpendiculares, também com uma cércea de dois pisos, serão ocupados por um restaurante no primeiro edifício e um spa/ginásio no segundo edifício. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Nova de Gaia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Douro Marina / Barbosa & Guimarães Architects" [Marina Douro / Barbosa & Guimaraes Architects] 08 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758697/douro-marina-barbosa-and-guimaraes-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.