Casa B+B / studio mk27

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 2 de 58Casa B+B / studio mk27 - Imagem 3 de 58Casa B+B / studio mk27 - Imagem 4 de 58Casa B+B / studio mk27 - Imagem 5 de 58Casa B+B / studio mk27 - Mais Imagens+ 53

  • Equipe De Projeto: Julia Pinheiro Ribeiro
  • Equipe Do Studio: Beatriz Meyer, Carolina Castroviejo, Eduardo Chalabi, Eduardo Glycerio, Gabriel Kogan, Lair Reis, Maria Cristina Motta, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Samanta Cafardo, Suzana Glogowski
  • Paisagismo: Renata Tilli
  • Engenharia Estrutural: Benedicts Engenharia Eng. Eduardo Duprat
  • Gerenciamento: Sergio Costa Consult Eng. Sérgio Costa
  • Construtora: Fairbanks, Pilnik
  • área Do Terreno: 605 m²
  • Data Do Projeto: março . 2010
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa B+B / studio mk27 - Imagem 11 de 58
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A chegada a Casa B+B – o acesso à área social – se dá por meio de um percurso arquitetônico, por uma rampa aberta, localizada na porção leste da construção. Esse espaço é protegido lateralmente por elementos vazados de concreto que criam surpreendentes efeitos de luz e acabam por funcionar como proteção para intemperes climáticos.

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 20 de 58
© Fernando Guerra | FG+SG

Trata-se de um espaço intersticial entre o interior protegido da construção e o jardim descoberto. A rampa, longa e suave, estende essa transição entre o interior e o exterior, criando uma presente sensação de mudança de ambiente. Essa solução foi amplamente usada pelo modernismo brasileiro, que consagrou o uso radical de rampas como forma de circulação vertical ao reafirmar preceitos corbusianos sobre a promenade arquitetônico. Há, propositalmente, uma indefinição sobre o carácter desse espaço: interno ou externo?

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 37 de 58
© Fernando Guerra | FG+SG

A referência ao modernismo também está na vedação de elementos vazados, consagrados a partir dos anos 30 no Brasil, como uma solução a ser reproduzida em larga escala, muito adequada para o clima tropical já que permite sombreamento sem bloqueio do vento fresco. 

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 55 de 58
Planta Baixa

A área social da casa cria uma sensação de acolhimento e conforto, em um espaço aberto, sem nenhuma interferência estrutural para a organização do layout de móveis. Uma porta deslizante de 3,5m permite que a cozinha seja totalmente integrada ao espaço da sala de jantar. A bancada de preparação dos alimentos fica diante de uma janela que mira a rampa, recebendo a luz construída, filtrada pelos elementos vazados. Assim a cozinha se faz como um espaço iluminado e de agradável permanência.

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 41 de 58
© Fernando Guerra | FG+SG

Diferente do usual, os quartos ficam no primeiro andar – em direta relação com o jardim – e podem ser acessados também internamente por meio de uma escada conectada com a sala superior. Elementos de madeira na fachada desse piso possibilitam controle do sol internamente, e assim ótimo desempenho térmico.

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 54 de 58
Planta Baixa

O uso de materiais brutos, como o concreto aparente e a madeira, confere um aspecto vivo à residência, em constante transformação pelo tempo. A arquitetura da Casa B+B procurou assim criar um espaço aconchegante, acolhedor, uma casa intimista tanto para a vida cotidiana dos moradores quanto para recepções com amigos em pequenos encontros sociais.

Casa B+B / studio mk27 - Imagem 5 de 58
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa B+B / studio mk27" [B+B House / studio mk27] 08 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758696/casa-b-plus-b-studio-mk27> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.