Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos

Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 2 de 35Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 3 de 35Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 4 de 35Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 5 de 35Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Mais Imagens+ 30

  • Colaboradores: Francesca Gramegna, Rita Breda
  • Dona Da Obra: Elsa Oliveira
  • Construção: Almeidas & Magalhães, Lda
  • área Do Terreno: 110 m²
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 3 de 35
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio que nos foi proposto era ambicioso, transformar um espaço interior, profundo e sem quaisquer características espaciais de interesse particular, com claros danos materiais causados por infiltrações, num salão de cabeleireiro que se pretendia luminoso, contemporâneo mas verdadeiramente distinto do habitual espaço do gênero; pretendia a nossa cliente que o espaço fosse dotado de um ambiente de sala de estar, singular e acolhedor.

Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 15 de 35
© Luís Ferreira Alves

Tendo este objetivo em mente e como ponto de partida um espaço principal amplo, foram desenhados os compartimentos necessários recorrendo a paredes divisórias de gesso cartonado ou painéis de madeira clara, material quente. Recorreu-se também ao uso de espelhos não apenas pelas razões óbvias associadas ao funcionamento de um espaço desta natureza, mas como promotor de uma maior espacialidade e luminosidades, dadas as áreas pouco generosas. Optou-se por uma solução clara e simples, intensificando-se o seu particular interesse na qualidade e configuração espacial impulsionados pelos materiais e proposta de iluminação artificial que procura enfatizar a pouca iluminação natural existente, bem como pela escolha inusitada do pavimento que confere ao espaço unidade e textura. É no jogo de pés-direitos que se distinguem os diferentes espaços.

Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 21 de 35
Planta Baixa

O acesso é efetuado pela frente da loja numa pequena área onde se faz a recepção dos clientes e, por essa razão, dotado apenas de um balcão de atendimento, estante para material administrativo e armário para os casacos e pertences dos clientes. Daqui somos conduzidos para a área privada através de um corredor de pé-direito inferior definido por uma parede de espelhos e, do lado oposto, por painéis de madeira que ocultam os programas ou espaços de maior privacidade, como são a instalação sanitária e a sala de tratamentos que inclui chuveiro. No final do corredor encontra-se a área de manicure/pedicure definida pela introdução do único elemento solto, um biombo em papel translúcido que opera como um candeeiro gigante.

Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 8 de 35
© Luís Ferreira Alves

A área artística define-se pelo enorme móvel suspenso e cadeiras estofadas com pés de madeira que convocam o espaço doméstico. A mais recatada área de lavagem, na extremidade do espaço, define-se pelo seu equipamento técnico entre dois armários laterais de apoio e outro de altura inferior com um enorme vidro superior que recebe iluminação natural zenital.

Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 24 de 35
Corte

Foi ainda definida uma área privada de acesso para os funcionários incluindo um espaço de descanso e vestiário.

Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos - Imagem 2 de 35
© Luís Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão de Cabeleireiro no Porto / CorreiaRagazzi arquitectos" [Hair Salon / Correia/Ragazzi Arquitectos] 07 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758637/salao-de-cabeleireiro-no-porto-correiaragazzi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.