Escola Kwel Ka Baung / Agora Architects

Escola Kwel Ka Baung / Agora Architects - Mais Imagens+ 17

Cortesia de Agora Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na paisagem de cor verde lima de Mae Pa (Mae Sot, norte da Tailândia), ao lado de uma lagoa redonda com suas flores de lótus, a segunda fase da construção da escola Kwel Ka Baung foi realizada a partir de outubro de 2013 até março de 2014. O projeto tem como objetivo proporcionar educação às crianças deslocadas que chegaram com suas famílias de Karen, um estado vizinho, recentemente o cenário de um conflito civil, através da fronteira entre a Tailândia e a Birmânia.

Cortesia de Agora Architects

Entretanto, não somente os estudantes poderão aprender em Kwel Ka Baung, mas também todas as pessoas envolvidas no processo de construção de ambas as fases. Diversos trabalhadores de Karen estão aprimorando suas habilidades de fabricação em adobe, contribuindo com o projeto realizado pelo Agora Architects. O programa tem como objetivo mostrar para a comunidade uma forma viável de manter a arquitetura acessível sem comprometer a qualidade espacial e ao mesmo tempo manter uma forte conexão com a paisagem.

Planta Baixa

A fase 1 anterior teve início quanto a organização canadense CASIRA nos contatou em março de 2012 com a solicitação de encontrar um projeto no qual poderiam participar e para o qual seriam capazes de arrecadar fundos. Após recolher uma quantidade de $25.000, dez membros da CASIRA viajaram para a Tailândia para participar de um workshop de quatro semanas. Durante Novembro de 2013 mais ou menos, o mesmo grupo da CASIRA regressou para Mae Sot para ajudar na realização do complexo escolar.

Cortesia de Agora Architects

Cultura

Devido a sua localização na fronteira entre a Tailândia e a Birmânia, Mae Sot possui uma notável comunidade de imigrantes birmaneses, que vieram em sua maioria do estado de Karen durante o conflito civil e que cruzam diariamente os postos de controle tailandeses. Os refugiados birmaneses são, muitas vezes, vítimas do tráfico de humanos e da exploração de trabalho, já que sua condição ilegal não garante direito algum.

Corte transversal 2
Elevação

A acessibilidade dos materiais e da mão-de-obra humana, assim como a grande falta de regulação urbana, permitiram que o setor da construção crescesse de maneira significativa durante os últimos anos. Como resultado, o uso selvagem do concreto afetou fortemente a paisagem fértil de Mae Sot e seus arredores. O projeto de educação escolar Kwel Ka Baung tratará de manter uma continuidade na trajetória educacional das crianças migrantes, a partir da próxima primavera com as atividades educacionais.

Cortesia de Agora Architects

Kwel Ka Baung é o único centro de aprendizagem quase puramente de imigrantes de Karen em Mae Sot. Atualmente a escola se encontra em um terreno, cujo arrendamento está para expirar em maio de 2014. Enquanto isso a escola ensina as séries 1ª à 13ª, além do jardim de infância e de possuir uma enfermaria, enquanto 200 crianças ficam permanentemente em pensões nas localidades da escola. A comida é proporcionada pelas organizações locais.

Cortesia de Agora Architects

Materiais

Tanto as salas de aula e as instalações gastronômicas são feitas de terra, com tijolos de adobe. Mas além da rentabilidade, o adobe tem a vantagem de estar já no local, como parte da paisagem rural de Mae Sot. Embora não seja um material de construção tradicional da Tailândia, o adobe responde perfeitamente aos desafios do clima tropical: o interior se mantém fresco durante o dia e só precisa de pouca manutenção após a temporada de chuvas. Os tijolos da adobe são feitos no local por uma equipe de Karen, com ajuda da comunidade local e pelo grupo de voluntários canadenses da CASIRA. O telhado de zinco é apoiado por cercas de madeira de segunda mão, em balanço sobre um caminho sinuoso. Os recintos são feitos com bambu e ramos de eucalipto, combinados em diferentes padrões e pintados em cores vivas e brilhantes.

Cortesia de Agora Architects

Clima

Mae Sot possui um clima de savana tropical. Os invernos são secos e muito quentes. As temperaturas sobem até abril, que é extremamente quente e alcança a máxima média diária de 36,6ºC. A temporada de monções se estende de maio até outubro, com fortes chuvas e temperaturas um pouco mais frescas durante o dia. Durante a temporada da chuvas as temperaturas não baixam durante a noite, mas são mais estáveis. O novo edifício se abre em direção ao norte, para um pátio amplo e o lado sul é protegido por árvores altas e arbustos espessos.

Cortesia de Agora Architects

A circulação de ar é fomentada pelas janelas longas e estreitas que estimulam as paredes de adobe e as aberturas amplas ao longo do caminho. A espessura da parede e sua composição implica em uma grande inércia térmica, portanto, esperamos que todo o complexo absorva a alta temperatura durante o dia e libere lentamente o calor acumulado durante a noite. O telhado possui um declive em direção à parte dos fundos do complexo: um sistema de coleta de água será provavelmente instalado próximo à cozinha.

Cortesia de Agora Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mae Sot, Mae Sot District, Tak 63110, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Kwel Ka Baung / Agora Architects" [Kwel Ka Baung School / a.gor.a Architects] 22 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757937/escola-kwel-ka-baung-agora-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.