Residência Adaptável / Henning Larsen Architects + GXN

Residência Adaptável / Henning Larsen Architects + GXN - Mais Imagens+ 19

Nyborg, Dinamarca
  • Arquitetos: GXN, Henning Larsen; GXN, Henning Larsen
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Troldtekt
  • Engenharia: Anders Christensen
  • Empreiteiro: Benée Huse
  • Parceiros De Conhecimento: Danish Building Research Institute (Aalborg University), Kebony, Hth, Ytong
  • Cidade: Nyborg
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Jesper Ray

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência adaptável é parte de um grande projeto de empreendimento: O MiniCO2 Houses. O projeto envolve um total de seis casas separadas, cada uma ilustra diversos aspectos da redução da emissão de CO2 na construção, uso e manutenção de uma residência.

© Jesper Ray

A Residência Adaptável foca na flexibilidade e adaptabilidade e examina como um projeto flexível pode salvar materiais e ao mesmo tempo reduzir o CO2, o tempo e os recursos em conjunto com alterações e extensões na edificação.

Planta Baixa

A casa é projetada como uma residência unifamiliar com 146 m² e se concentra nas alterações de necessidades e exigências de uma família dinamarquesa conforme passa pelos vários estágios da vida. Casais se mudam juntos e tem filhos. Crianças crescem e se tornam adolescentes. Filhos se mudam de casa. Surge a necessidade de um escritório em casa. Casais se divorciam. Um parceiro morre, o sobrevivente vive sozinho - talvez com a saúde fraca, etc.

A Residência Adaptável foi projetada e definida antecipadamente para ser capaz de suportar estas mudanças de necessidades conforme elas surgem.

© Jesper Ray

Estudos também demonstraram que quase dois a cada três famílias dinamarquesas que se mudam de casa tendem a se manter dentro da mesma comunidade local - sugerindo que são as deficiências da própria casa, não da comunidade local, que faz com que a família se mude. A Residência Adaptável pode atender a tais desejos por mudança. Ela pode ser adaptada a uma série de novos padrões de vida - tudo a partir de adições à família até necessidades estéticas renovadas - sem que seja necessário a compra em grande quantidade de novos materiais.

© Jesper Ray

Parâmetros variáveis

O principal objetivo no projeto da residência foi o de reduzir as emissões de carbono através do fornecimento de um layout flexível e funcional. O que significa que:

  • Os componentes da casa podem ser desmontados, e a residência pode ser expandida sem que se destrua componentes existentes;
  • Os componentes substituídos podem ser reutilizados em novos contextos;
  • Os componentes são fabricados em tamanhos padrões de materiais padrão.

© Helene Høyer Mikkelsen

Com sua adaptabilidade incorporada na construção, a casa oferece diversas novas possibilidades funcionais. Por exemplo:

No primeiro pavimento, divisórias são projetadas como paredes móveis. Somente as paredes externas são estruturais. As internas podem ser movidas para criar 1, 2, 3 ou 4 ambientes.

Planta Baixa

Todo o cabeamento passa por um duto de alumínio que substitui o rodapé tradicional, permitindo que as tomadas sejam posicionadas onde for mais conveniente.

O projeto modular garante que novas entradas na fachada podem ser facilmente estabelecidas, por exemplo, para que um adolescente tenha sua própria entrada.

A cozinha pode tanto ser um espaço fechado quanto se abrir para a sala da jantar e/ou sala de estar utilizando paredes deslizantes se desejado.

© Jesper Ray

Reduzindo as emissões de carbono

As emissões de carbono após qualquer alteração no layout da edificação são significativamente menores na Residência Adaptável do que na Residência de Referência (1 kg CO2/m²/ano em comparação com 2 kg CO2/m²/ano em um período de 50 anos). Entretanto esta economia só é de importância moderada no perfil geral do carbono - pois os materiais utilizados na adaptação da edificação, geralmente não possuem um grande impacto de carbono.

© Jesper Ray

As emissões de CO2 dos materiais utilizados na construção da Residência Adaptável são menores que àquelas da Residência de Referência (4,5 kg CO2/m²/ano comparado com 5 kg CO2/m²/ano em um período de 50 anos). Há, assim, uma "penalidade" de carbono muito baixa para pagar por um alto grau da adaptabilidade.

© Jesper Ray

O projeto do empreendimento MiniCO2 Houses

A Residência Adaptável é uma de seis casas para demonstração construídas na cidade costeira de Nyborg na Dinamarca central. Cinco das casas verificam diversas formas de reduzir as emissões de carbono; a sexta casa junta todos estes experimentos.

Por muitos anos, os esforços da indústria da construção para reduzir a emissão de CO2 - não sem razão - concentraram-se na energia para o aquecimento e também na impermeabilidade e isolamento. Entretanto, como os requisitos nacionais e da União Europeia tem se tornado cada vez mais rigorosos nesta área, se tornou relevante examinar como a indústria também pode reduzir as emissões de carbono - por exemplo, em termos de material e do comportamento do usuário.

© Jesper Ray

O objetivo principal do projeto do empreendimento MiniCO2 Houses é o de reduzir a emissão de CO2 na construção, operação e manutenção de uma residência.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Adaptável / Henning Larsen Architects + GXN" [Adaptable House / GXN + Henning Larsen] 27 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757936/residencia-adaptavel-henning-larsen-architects-plus-gxn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.