Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Edifício de Escritórios Resiter/ Raimundo Lira Arquitectos

Edifício de Escritórios Resiter/ Raimundo Lira Arquitectos

© Pedro Mutis © Pedro Mutis © Pedro Mutis © Pedro Mutis + 41

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Raimundo Lira Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Trespa Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Raimundo Lira, Marlene Fischer
  • Equipe de Projeto

    Francisco García Huidobro, Carolina Jara, Arturo Saavedra
  • Ano do projeto

    2013
  • Unidade

    m2
  • Construtora

    Boetsch-Lira y Cox
  • Cálculo

    Luis Soler y Asociados
  • Inspeção Técnica

    Carlos Iñiguez
  • Iluminação

    Mónica Pérez
  • Certificação LEED

    B-Green
  • Projeto Sanitário

    Jaime Verdugo
  • Aquecimento, Ar Condicionado e Ventilação

    Cintec S.A.
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício é uma ampliação do edifício Resiter existente, localizado na esquina da rua Los Conquistadores com Los Hidalgos no bairro Providencia.

Ele foi projetado de modo que ambos volumes sejam harmônicos configurando-se como um conjunto que segue a mesma linguagem cúbica do edifício existente. Além disso, as aberturas receberam um tratamento adequado e as controla. Ainda em relação a fachada, ela foi revestida com um novo material que respeita a tonalidade do edifício existente.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

O projeto explora o volume máximo permitido pela regulamentação vigente, constituindo-se por três pavimentos no subsolo e mais cinco acima do nível zero.

Os dois edifícios unem-se no primeiro pavimento através de um volume triangular revestido de mármore que serve como contraponto aos dois outros volumes cúbicos. Por este espaço se dá o acesso ao novo edifício que se articula com o acesso ao subterrâneo do edifício existente. 

Floor Plan
Floor Plan

O edifício é concebido com plantas relacionadas entre si através de dois eixos principais: um vertical, composto principalmente pelo hall de acesso de grande altura e outro horizontal em cada pavimento, formado pelo eixo visual no sentido norte-sul, que origina-se da continuação do vazio, projetado no edifício existente. Com estes dois eixos cria-se uma transparência em direção ao monte San Cristóbal possibilitando diferentes vistas. Além destes dois eixos que estruturam a proposta, o volume é transpassado por terraços que são orientados à diferentes direções permitindo, assim, a entrada de luz natural até o centro do projeto.

As fachadas norte e oeste são feitas com uma espessura de 70cm, sendo assim, as aberturas localizam-se na extremidade interior, o que permite regular com mais facilidade a entrada de luz no edifício.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

O primeiro pavimento acomoda um auditório, os escritórios para visitas, a saída ao pátio posterior e o hall que comunica-se com o edifício existente. No segundo e no quarto pavimento estão os escritórios individuais e plantas livres para as diferentes equipes de trabalho. O terceiro pavimento é mais recluso e contém somente escritórios privativos. Por último, no quinto pavimento estão localizados o conselho de administração e o café. Durante a construção, decidiu-se criar na cobertura um grande terraço panorâmico com vistas de 360°.

O projeto foi concebido seguindo um critério de economia de energia, de modo que todos os projetos envolvidos foram concebidos com base nas diretrizes LEED.

Section
Section

O projeto trabalhou a envolvente como uma fachada ventilada e isolada por um muro estrutural de concreto que ajuda, em grande medida, no bom comportamento térmico do edifício.

Todo o trabalho das diferentes linhas de atuação junto à um processo de construção que considerou a gestão de resíduos, erosão e sedimentação com controles rígidos, e também o controle da qualidade do ar interior durante a construção e depois da ocupação, fizeram com que o edifício recebesse a Certificação LEED Gold.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Los Conquistadores 2752, Providencia, Santiago, Chile

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Escritórios Resiter/ Raimundo Lira Arquitectos" [Resiter Office Building / Raimundo Lira Arquitectos] 11 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757711/edificio-de-escritorios-resiter-raimundo-lira-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.