O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Holanda
  5. GAAGA
  6. 2012
  7. Casa Listras / GAAGA

Casa Listras / GAAGA

Casa Listras / GAAGA
Casa Listras / GAAGA, © Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

© Marcel van der Burg © Marcel van der Burg © Marcel van der Burg © Marcel van der Burg + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Leiden, Holanda
  • Equipe

    Esther Stevelink, Arie Bergsma
  • Construtora

    Verbeij Bouw, Boskoop
  • Gesso

    Mulder Afbouw - Maarten Mulder
  • Engenharia Estrutural

    IMD Raadgevende Ingenieurs BV
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Stripe é uma pequena casa de uso misto localizada na cidade de Leiden, na Holanda. Possui esse nome graças às faixas horizontais que caracterizam as depressões profundas desenhadas em sua fachada. O projeto se encontra localizado em uma nova zona de planeamento urbano, onde os clientes podem desenvolver suas próprias casas.

© Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

Encontra-se em um terreno de esquina adjacente à um parque próximo e passagens que priorizam o pedestre. Apesar de seu tamanho reduzido, a casa não está completamente concluída. Um quarto do terreno está reservado para um pequeno jardim fechado, criando uma transição suave do setor público ao espaço privado, respeitando a distância das casas vizinhas.

© Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

Optar por um jardim também implicava uma concentração do programa de um dos lados do terreno. A estrutura cúbica concentra em três pavimentos, todas de tamanho similar, mas diferente em seu programa. Quanto mais elevado se está na casa, mais privadas são as funções.

© Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

A planta baixa abriga o espaço do escritório e o pátio, o pavimento seguinte contém o espaços destinados à cozinha, sala de estar e de jantar, enquanto o pavimento superior a este contém dois quartos e um banheiro. Um grande vazio ao longo da fachada norte é o ponto focal da casa, conectando os dois pavimentos superiores e as áreas de cozinha.

© Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

Uma grande abertura na parte superior oferece uma grande quantidade de luz natural, assim como uma vista impressionante e poética do céu holandês. Ao estar localizada numa esquina com bastante movimento, não existem muitas aberturas em suas fachadas, mas as poucas existentes são grandes e orientadas à pontos de vista com grande interesse.

© Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

No primeiro piso, as três janelas juntas formam um tríptico. Se mostram em três cenas diferentes, cada uma representando uma parte específica da casa: o parque no lado oeste, as casa vizinhas à oeste e o céu aberto ao norte. As paredes externas são tangíveis e atrativas através de ranhuras horizontais esculpidas à mão no gesso e enrijecidas através do uso de moldes.

© Marcel van der Burg
© Marcel van der Burg

O resultado é uma obra bastante próxima à de um artesanato na fachada. Do ponto de vista arquitetônico, as ranhuras horizontais vinculam as fachadas e melhoram o efeito de perspectiva da forma cúbica do projeto.

Plantas
Plantas

Algum tempo após sua construção, inesperadamente, sua fachada passou a ser um foco de atração para os transeuntes que queriam se aproximar da fachada para tocá-la com as mãos. A Casa Stripe também é uma casa bastante sustentável por conseguir um ótimo rendimento energético.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
GAAGA
Escritório
Cita: "Casa Listras / GAAGA" [Stripe House / GAAGA] 24 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756842/casa-listras-gaaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.