O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Coreia do Sul
  5. Kim Jongkyu
  6. 2013
  7. Edifício Arumjigi / Kim Jongkyu + m.a.r.u.network

Edifício Arumjigi / Kim Jongkyu + m.a.r.u.network

Edifício Arumjigi / Kim Jongkyu + m.a.r.u.network
Edifício Arumjigi / Kim Jongkyu + m.a.r.u.network, © Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

© Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin + 38

  • Arquitetos

  • Localização

    35-32 Tongui-dong, Jongno-gu, Seul, Coréia do Sul
  • Arquitetos Responsáveis

    Kim Jongkyu , Choi Jonghoon
  • Equipe de Projeto

    Jang Byul, Choi Sunwoo, Jung Youngju, Jung Eunju
  • Área

    1190.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Kim Bongryul, Jung Yongsun
  • Construção

    Samhyup
  • Engenharia Estrutural

    Hamony Structural Engineering
  • Supervisão da Construção

    Jang Byul
  • Engenharia Mecânica

    Juseong M.E.C
  • Engenharia Elétrica

    Hangil engineering
  • Mais informações Menos informações
© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O significado de Arumjigi é "Pessoas que preservam e cuidam de nossa bela cultura". E o recém-concluído edifício perto do Gyeongbokgung (palácio real coreano) é a nova sede da Fundação Cultural Arumjigi. Espera-se que ele seja um espaço cultural onde as pessoas possam experimentar a beleza e o sentimento coreano ao longo dos programas culturais e os espaços em si.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Desde o início, era necessário ter uma casa tradicional coreana (Han-ok) construída por um mestre artesão no interior do novo edifício. É um símbolo de Arumjigi e também questão crítica da relação entre arquitetura tradicional e moderna a ser trabalhado para os clientes, bem como para o arquiteto.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

A estratégia de organização do espaço busca entender a relação entre os vários programas e espaços em um pequeno terreno e estabelecer relação entre arquitetura moderna e tradicional. Primeiramente o Han-ok coloca-se de frente para o sul, naturalmente. Considerando a sociabilidade de Han-ok e o local, ele deveria estar no térreo, mas isso deixaria apenas pequenas salas para outros programas. Portanto, o Han-ok foi locado em uma nova topografia (no primeiro pavimento), permitindo salas suficientes para programas culturais abaixo. As salas do primeiro pavimento para os programas sociais ocorrem em torno do Ma-Dang (pátio tradicional) para criar relação natural com o Han-ok, no meio. O Ma-Dang será onde a arquitetura moderna e tradicional encontram-se. Finalmente, salas de escritório são colocadas acima, deixando o sul mais baixo para manter a qualidade espacial de Ma-Dang com plena luz do dia. Programas gerais estão organizados corretamente para sua finalidade e a casa tradicional e o moderno edifício criam um novo relacionamento sem perder a qualidade essencial de cada um.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

O uso de materiais também foi considerado para criar relações entre os espaços e foram utilizados materiais naturais brutos como pedra, concreto e vidro. A parte inferior da construção é feita em concreto aparente e a parte intermediária é revestida em madeira natural, para combinar com o Han-ok. A parte superior frontal da construção é cercada por vidro translúcido, para borrar-se junto ao céu. O subsolo é feito com uma parede de pedra de modo que pareça mais natural em volta, com o Han-ok sobre ela. Os materiais combinados com os espaços de cada finalidade tornam a construção sustentável e esteticamente agradável.

Corte
Corte

O processo de organização do espaço resulta numa ligação entre as salas através de vários espaços ao ar livre. O pátio central (Ma-Dang) liga-se diretamente a partir da estrada, com um pequeno jardim, com uma antiga pedra escavada do terreno e um deck de madeira que envolve os ambientes. Isso deve melhorar o estilo de vida para pessoas que trabalham a maior parte do dia aqui.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Arumjigi / Kim Jongkyu + m.a.r.u.network" [Arumjigi Building / Kim Jongkyu + m.a.r.u.network] 01 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756549/edificio-arumjigi-kim-jongkyu-plus-marunetwork> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.