Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados

Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 2 de 28Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 3 de 28Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 4 de 28Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 5 de 28Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 23

Santana de Parnaíba, Brasil
Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 8 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Possuir uma casa onde a sensação de amplidão se manifestasse de forma contínua e permanente. Foi esse o fio condutor deste projeto de arquitetura e interiores conduzido pela arquiteta Fernanda Marques para atender a um jovem casal de empresários e seu casal de filhos. Felizes habitantes hoje deste confortável imóvel de linhas contemporâneas, com três pavimentos e 1.200 m², situado em Alphaville, bairro residencial situado nos arredores da cidade de São Paulo.

"Concentrei toda as minhas escolhas tendo em vista este objetivo", pontua a arquiteta, que do ponto de vista construtivo optou pela distribuição em três pavimentos e pela farta distribuição de terraços por toda a extensão do último andar, de forma a franquear a vista para a bela paisagem que se descortina a partir da colina onde se situa o imóvel. "Já para os interiores, imaginei espaços amplos, desenvolvidos em continuidade, sem divisórias", afirma.

Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 25 de 28
Planta - Térreo

Assim, no andar térreo, Fernanda concentrou living, sala de lareira, sala de jantar, home-theater e sala de almoço, além de cozinha, escritório, adega -com compartimentos em diferentes temperaturas- chapelaria, lavabos e dependência de empregados. Convite ao lazer, uma ampla piscina se abre para o terraço frontal. Já no superior, fica a área íntima da casa, composta de três suítes interligadas a terraços e sala íntima e; no inferior, garagem, depósito e uma pequena oficina.

Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 13 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Contemporâneos, como a própria construção, arte e design se mesclam no desenho dos interiores, de forma a compor uma ambientação descontraída, mas nem por isso menos sofisticada. "Procurei criar uma espécie de topografia interna, com móveis apresentados em solução de continuidade e com pequenas variações de altura, quase ao nível do chão", explica a arquiteta que, além de grandes grifes internacionais, equipou a casa com criações suas, como seus bancos em aço inoxidável.

Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 26 de 28
Planta - Pavimento Superior

Comum a todos os ambientes, o pé-direito ampliado é um dos maiores atrativos do projeto. Em especial no living, que conta com pé-direito duplo. "Neste projeto, a iluminação natural se faz presente em todos os espaços, mas nunca de forma direta. Existem situações muito específicas de luz, derivadas do formato da construção e das soluções de projeto", conta Fernanda, destacando as fachadas equipadas com brises de alumínio, em linha contínua.

Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 9 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Fundamental na conquista das condições de luminosidade almejadas pela arquiteta a escolha dos revestimentos (tanto externos, quanto externos) privilegiou as tonalidades neutras com destaque para o branco e a areia; presentes, por exemplo, no limestone e na pedra calcária dos pisos, na pintura acrílica branca nas paredes e nos painéis de madeira com lâmina de nogueira. De um azul anil profundo, a piscina funciona como contraponto. "Mas sem produzir maiores rupturas", conclui Fernanda. 

Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados - Imagem 22 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Jaragua / Fernanda Marques Arquitetos Associados" [Jaragua Residence / Fernanda Marques Arquitetos Associados] 04 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756473/residencia-jaragua-fernanda-marques-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.