O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Andrew Burges Architects
  6. 2013
  7. Casa Claraboia / Andrew Burges Architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Claraboia / Andrew Burges Architects

Casa Claraboia / Andrew Burges Architects
Casa Claraboia / Andrew Burges Architects, © Peter Bennetts
© Peter Bennetts

© Peter Bennetts © Peter Bennetts © Peter Bennetts © Peter Bennetts + 22

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, localizado na costa norte nas proximidades de Sidney, é uma reforma e ampliação de uma casa existente fruto de um projeto mal planejado que ainda passou por ampliações também de baixa qualidade. O projeto pretendia criar uma casa funcional para uma família de 6 pessoas, com grandes quantidades de luz natural e uma ampla conexão com o jardim. Após explorar uma opção de dois pavimentos, como era vontade do cliente, nós os convencemos de que uma proposta compacta e de apenas um pavimento, com planejamento avançado e conexões espaçosas, seria a melhor opção dentro do limite orçamentário restrito.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

O conceito geral da casa foi desenvolvido melhorando a qualidade e caráter da luz natural, tanto nos interiores existentes como também como um elemento definidor na nova ampliação. Cinco claraboias, duas existentes e três novas, foram incorporadas para dar forma à uma seção transversal que permite a luz natural, além de uma conexão entre o céu e os interiores da casa existente, enquanto que dá forma a uma seção transversal espaçosa e generosa no novo anexo.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

Trabalhando em conjunto com a seção transversal mais generosa do novo anexo, o planejamento interno foi modificado para criar uma planta baixa mais compacta para toda a casa. Um núcleo central cuidadosamente inserido, contendo um novo banheiro e lavanderia, tem reformulado o planta interna existente para reduzir circulações longas demais e criar uma conexão mais direta entre a entrada existente, salas de estar, e a nova ampliação. As novas paredes internas do anexo foram concebidas como paredes espessas de armazenamento, moderando a necessidade de mais espaço, proporcionando um amplo espaço de armazenamento para a grande família.

Corte
Corte
Maquete
Maquete

As aberturas zenitais e a seção moldada também determinaram o caráter material da casa. A seção cria um jogo entre uma linha de cobertura abstrata, branca e quase esculpida e as aberturas, que banham de luz nos acabamentos naturais mais robustos encontrados logo abaixo. As paredes estruturais são de tijolos aparentes reutilizados da demolição das paredes dos fundos da casa, lavanderia e banheiro externo. Toda a marcenaria utilizada é em Carvalho Americano, enquanto que o piso é de concreto com aquecimento incorporado sob-o-piso. Internamente, essa relação cria uma paleta clara de leveza abstrata, enquanto que todos os materiais que possuem maior relação com o uso pelos ocupantes são materiais naturais de caráter mais robusto, de fácil manutenção.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

Externamente, os limites entre a cobertura e as paredes em tijolos que definem as linhas gerais horizontais e verticais da fachada são seccionadas à uma dimensão comum de 50 mm, conferindo leveza à linha limite da fachada dos fundos. Dentro desse contexto, as paredes e esquadrias em madeira são integradas para se tornar um material de acabamento comum que cria a percepção de um elemento construtivo separado dentro desta longa fachada dos fundos. Painéis de correr permitem uma variabilidade da fachada de acordo com as necessidades de controle solar e de privacidade. O formato da cobertura, enquanto possui uma complexa seção interna, cria linhas gerais simples e modestas para o anexo dos fundos que se assenta no terreno.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

A Casa Claraboia focou em sustentabilidade social e ambiental na tentativa de criar melhorias significantes de conforto e performance em uma edificação de 1940, enquanto que também faz uma série de escolhas de materiais para limitar o desperdício. Iniciativas fundamentais no desenvolvimento do projeto incluíram:

Planta Baixa
Planta Baixa

- O desenvolvimento de uma seção transversal generosa que melhora significativamente a privacidade e luz natural da casa existente e dos acréscimos posteriores, reduzindo a necessidade do uso de iluminação artificial durante o dia;

Casa Claraboia / Andrew Burges Architects, © Peter Bennetts
© Peter Bennetts

- O uso de materiais reaproveitados no projeto - a combinação de tijolos que antes compunham a parede dos fundos da casa e tijolos de demolição são elementos utilizados para reduzir o desperdício e melhorar a pegada de carbono do projeto;

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

- O uso de aquecimento hidrônico sob o piso como fonte principal de aquecimento do projeto, reduzindo o desperdício de energia da casa;

Corte
Corte

- O grande uso da ventilação cruzada na casa, beirais e um sistema de painéis móveis como um substituto ao resfriamento artificial, reduzindo o uso de energia.

© Peter Bennetts
© Peter Bennetts

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Andrew Burges Architects
Escritório
Cita: "Casa Claraboia / Andrew Burges Architects" [Skylight House / Andrew Burges Architects] 21 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756336/casa-claraboia-andrew-burges-architects> ISSN 0719-8906