Parallaxis / Vicente de Mello

Da editora. Parallaxis reúne catorze séries fotográficas de Vicente de Mello como: Brasília, utopia líricaGaláctica, "Quantas ASAS tem um pixel?"Strobo, entre outras.
Trata-se de um fotolivro feito de pequenos fotolivros, sendo cada um num formato diferente dentro dentro da mancha, por vezes variando também o papel. O conjunto de imagens revela um fotógrafo detalhista, versátil e aberto a experimentações, sobretudo formais e com a luz.

© Cosac Naify

 "Ficamos fascinados diante da coerência e do rigor de um trabalho que, ao ocultar o objeto fotografado, constrói imagens singulares. Em sua obra, a fotografia é uma escritura ou, mais precisamente, uma caligrafia que se organiza como uma sinfonia." Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photographie, no texto de apresentação de Parallaxis

© Cosac Naify

Veja aqui um trecho do livro Parallaxis.

© Cosac Naify

Sobre o fotógrafo. Vicente de Mello (Rio de Janeiro, 1967) formou-se em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e especializou-se em história da arte na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). No início de sua carreira trabalhou no Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), onde era responsável pelo setor de documentação do acervo.
Têm sua pesquisa fotográfica, apresentada desde 1992, Seus trabalhos artísticos foram exibidos na Bienal de Havana (1997), no Culturgest, em Lisboa (2000), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-RJ, 2001), no Museo del Barrio, de Nova York (2001), no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba, 2002), no MASP ( 2002 ), na Maison Européene de la Photographie, em Paris (2007), no MAC -Niterói ( 2010), no Espace Photographie Contretype, em Bruxelas e no Paço Imperial, no Rio de janeiro (2013).
Pela exposição moiré.galáctica.bestiário / Vicente de Mello - Fotografias 1995-2006 na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2007, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
É, ainda, autor do livro Áspera imagem (Aeroplano, 2006) e em 2010 realiza o ensaio fotográfico para o livro Maria, sobre a obra da escultora Maria Martins, organizado por Charles Cosac, editado pela Cosac Naify. Suas imagens integram a coleção de vários museus nacionais e internacionais.

© Cosac Naify

Parallaxis
Autor:
Vicente de Mello
Editora: Cosac Naify
Ano de publicação: 2014
Cidade e País de publicação: São Paulo, Brasil
Número de Páginas: 320
Número de ilustrações: 260
ISBN: 9788540507203
Tipo da capa: Sobrecapa dobrável + poster
Dimensões: 18,5 cm x 27,8 cm
Texto de apresentação: Jean-Luc Monterosso

© Cosac Naify

Você pode comprar esse livro pela página da Cosac Naify clicando aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Audrey Migliani. "Parallaxis / Vicente de Mello" 26 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756129/parallaxis-vicente-de-mello> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.