Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura

Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, FachadaCasa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim, AidoCasa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Tijolo, Fachada, JanelaCasa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, FachadaCasa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Caruaru, Brasil
  • Arquitetos: Jirau Arquitetura; Jirau Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  314
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Antônio Preggo
  • Colaboradores: Reginaldo Luiz e Silvia Pessôa
  • Estagiários: Marcela Vasconcelos, Bruna Matos, Felipe Castanha
  • Interiores: jirau arquitetura
  • Paisagismo: jirau arquitetura
  • Luminotécnica: jirau arquitetura
  • Estrutura: Frederico Barbosa e Sebastião Neto
  • Fundações: Frederico Barbosa
  • Elétrica: André Castanha
  • Construção: Pablo Patriota
  • Fornecedores: Brises e esquadrias de madeira - Marcenaria Dois Irmãos / Marcenaria Santa Luzia; Marcenaria: Seu João Marceneiro; Serralharia: Serralharia Tudo é do pai; Cozinha – Dellano; Luminárias e Lâmpadas - Lumens; Pedras – Pirâmide Pedras; Mármores e granitos - Marmobox; Revestimentos – Cazanova Construções; Tintas – Dragão das Tintas; Vidros – Vidraçaria São Roque.
  • área Do Terreno: 375 m²
  • Autor: Pablo Patriota
  • Coautores: Mariana Caraciolo e Bernardo Lopes
  • Cidade: Caruaru
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, Fachada
© Antônio Preggo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A hora de projetar a sua própria residência é sempre um momento de muitas perguntas. Uma situação onde muitas condicionantes estão em jogo.

Pode-se projetar sem a presença e as interferências do cliente. Está ali a oportunidade de se por no papel tudo em que se acredita, de materializar discursos e até, de ser cobaia das próprias ideias.

Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Tijolo, Fachada, Janela
© Antônio Preggo

No projeto dessa casa, optei por projetar espaços entes das formas que seriam organicamente equilibradas com o decorrer do processo. O traço inicial veio a quatro mãos, riscando despretensiosamente um croqui, junto com minha mulher.

Como era desejado pelo nosso estilo de vida, mais reservado, gostaríamos de ter uma casa onde os ambientes se voltassem não para o exterior, mas sim para um pátio interno, onde teríamos a privacidade e a intimidade aspiradas. Desse modo, foi escolhido um terreno de esquina com frentes poente e norte, restando assim as faces leste e sul, de melhor ventilação, no interior do lote, para onde estariam voltados todos os ambientes da casa. Dessa forma as fachadas voltadas para a rua são mais opacas, o oposto das superfícies abertas e transparentes que estão voltadas para o pátio interno.

Planta - Térreo

Esse pátio é o protagonista do projeto. Antes mesmo da construção, em escala de importância,  os espaços não construídos são o elemento principal para estruturação dos ambientes. A ideia seria ocupar a menor área possível de terreno com construção no nível térreo. Para tanto dos 375,00m² do lote, apenas 75,00 m², foram utilizados para a distribuição de estar, cozinha, lavabo e área de serviço. A área restante, toda, está aberta e distribuída entre jardins internos, externos e terraços.

Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Antônio Preggo

Uma parede sinuosa, construída em tijolo de dois furos aparentes, assentados com os furos expostos, como uma espécie de cobogó, faz às vezes de elemento divisor do ambiente público e do ambiente privado. Ela ao mesmo tempo em que permite a fluidez da ventilação, já que é vazada, também resguarda a intimidade da área de lazer aberta para o pátio interno, carinhosamente chamada de “bebódromo”, nomenclatura herdada dos tempos do escritório de Wandenkolk. Além disso, é ela que marca e conduz o visitante a ponta de acesso social.

Planta - Pavimento Superior

No pátio, os jardins são montados da maneira mais espontânea e orgânica que se possa imaginar. Não há uma definição projetual, mas sim uma coleção de plantas que se complementa a cada visita que faço às sementeiras. Eu sou o jardineiro, e o jardim é a minha principal atividade de relaxamento. No pavimento superior, sobre a laje da cozinha, foi implantada uma horta, onde são cultivadas verduras hortaliças e algumas ervam medicinais.

Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Mesa
© Antônio Preggo

O conforto térmico foi outro ponto de grande atenção no projeto. Em se tratando de uma construção nos trópicos, a boa e velha arquitetura moderna da Escola Pernambucana, e os textos do “Roteiro Para Construir no Nordeste” de Armando de Holanda, serviram de chão para estruturação de várias soluções.

Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, Fachada
© Antônio Preggo

A casa possui ambientes com ampla iluminação natural, circulações cruzadas de ar, coberta com beirais para proteger da incidência direta do sol e bons espaços destinados a terraços, onde a sombra, bem vinda e protetora, cria um ambiente de transição entre o fora e o dentro. Na área social, uma parede dupla e ventilada protege o poente e confere ao ambiente da sala, que tem pé direito duplo, o conforto térmico necessário. Ainda nesse espaço, o flanco voltado para o norte, recebeu um brise de madeira que impede qualquer incômodo com a entrada excessiva da luz solar, principalmente nos meses de verão, quando o sol se inclina nessa direção. Esses brises permitem que a sala se abra para a vista ou controlam a entrada da luz quando é conveniente. No pavimento superior, circulação e banheiros cumprem a função de proteger os quartos da insolação. Dessa forma, somando-se o isolamento térmico aos grandes vãos de esquadrias, a casa se mantem sempre fresca e arejada. Não sentimos até hoje, a necessidade de instalar a aparelhos de ar-condicionado.

Corte BB

Reservatório superior e local para condensadores Split estão abrigados no interior do volume amarelo que aparece na parte superior da fachada oeste.

Essa casa tem um projeto desprovido de vaidade, onde a única intenção seria criar espaços para a convivência, para receber os amigos e a música, sempre presente nesses encontros. Espaços para as crianças espalharem seus brinquedos e passar as horas de ócio necessário. Espaços para as brincadeiras e os banhos de mangueira nos dias de sol.

Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura - Janela, Fachada
© Antônio Preggo

Cantos para ler um bom livro, ou apenas para parar e contemplar os jardins. 

A casa é estranha ao que está no inconsciente das pessoas quando se pensa no estereótipo da residência. Aquela casa é como uma roupa de alfaiataria, que só cabe para quem foi projetada.

Corte AA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Arquiteto / Jirau Arquitetura" 24 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756063/casa-do-arquiteto-jirau-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.