Jean Nouvel divulga projeto oficial do National Art Museum of China

O escritório de Jean Nouvel divulgou o projeto oficial do National Art Museum of China (NAMOC). Originalmente inspirado na simplicidade de "uma única pincelada", o museu de arte e caligrafia se tornará a peça central de um novo distrito cultural no Parque Olímpico, sendo construído próximo ao histórico eixo de Pequim e conectando, simbolicamente, a Cidade Proibida.

Mais imagens do NAMOC e a descrição por Jean Nouvel, a seguir...

Norte, um filtro que protege o jardim. Imagem © Ateliers Jean Nouvel

Autoproclamado um dos “maiores museus do mundo” o NAMOC abrigará coleções que datam da Era Ming. Entre os programas que fazem parte do novo museu estão galerias de exposição temporárias e permanentes, um centro de pesquisa e educação, um auditório, um grande jardim interno e uma série de espaços públicos.

Masterplan - evolução do distrito cultural. Imagem © Ateliers Jean Nouvel

"Nossa proposta é o resultado de um ano de catálise, de imersões, de diálogos e explorações para traduzir, sintetizar, simbolizar e materializar o espírito da civilização chinesa", descreve Jean Nouvel. "Nosso objetivo é proteger os milagres criados com tinta ao longo dos séculos, revelar a força de uma arte viva... receber o artista de amanhã."

"O museu é um marco que estabelece, agora, a arquitetura como um meio civilizatório, como a simbiose memorial da expressão da natureza e do ser humano."

Corte longitudional. Imagem © Ateliers Jean Nouvel

“O NAMOC está inscrito no espaço como um fragmento de um ideograma moldado por um artista durante um longo período de tempo, rendendo-lhe tanto um sentido de superioridade como de incompletude voluntária: ao se erguer do chão ele se impõe ao céu."

Jardim interno, verão. Imagem © Ateliers Jean Nouvel
Jardim interno, outono. Imagem © Ateliers Jean Nouvel

“Horizontes montanhosos, reflexos das árvores e do céu, das pedras e dos galhos, das pessoas caminhando e desaparecendo por trás das árvores; podemos fazer obras de arte a partir de um raio de luz."

Imagem © Ateliers Jean Nouvel

Uma colaboração com o Beijing Institute of Architectural Design (BIAD), o aclamado projeto é o resultado de um concurso internacional que premiou Nouvel e que contou com a participação de Rem Koolhaas, Zaha Hadid, Frank Gehry e outros.

O grande terraço voltado para o céu. Imagem © Ateliers Jean Nouvel

Jean Nouvel Selected to Design National Art Museum of China

National Art Museum of China competition entry / OMA

National Art Museum of China Entry / Gehry Partners

National Art Museum of China / UNStudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Jean Nouvel divulga projeto oficial do National Art Museum of China" [Jean Nouvel Releases Official Design for National Art Museum of China] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755385/jean-nouvel-divulga-projeto-oficial-do-national-art-museum-of-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.