O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Reino Unido
  5. Studio Alex Monroe / DSDHA

Studio Alex Monroe / DSDHA

  • 12:00 - 15 Outubro, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Studio Alex Monroe / DSDHA
© Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

© Dennis Gilbert © Dennis Gilbert © Dennis Gilbert © Dennis Gilbert + 10

© Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Alex Monroe é um novo estúdio de jóias localizado muito próximo a área de conservação urbana de Bermondsey.

© Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

O projeto consiste em uma adição de 3 plantas à um edifício existente de um só pavimento, de estilo eduardiano, incluindo um ateliê e um estúdio, junto a uma loja boutique, com espaços para reuniões e refeitórios nos pavimentos superiores, assim como um terraço na cobertura com vistas para a London Brigde.

© Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

O novo edifício funciona como um marco para o bairro, já que o terraço original cria uma curva que completa a fachada em direção a rua. O desenho mantem a continuidade das fachadas das lojas, ao mesmo tempo em que os pavimentos adicionais formam um volume de metal revestido que está levemente apoiado sobre o existente.

© Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

Assim como o estudo anterior de Alex em Iliffe Yard, as conexões com o mundo exterior no sul de Londres são fundamentais para proporcionar boas condições de trabalho, e por isso, todas as oportunidades para conectar-se com a natureza foram aproveitadas. Portas de correr abrem a oficina para a rua e permitem a interação com o mundo, proporcionando um lugar para ampliar a visão dos trabalhadores como um contraponto aos joalheiros que trabalham no interior. Uma sacada no terceiro pavimento cria a sensação de amplitude no refeitório/sala de reunião, e as aberturas com uma variedade de perspectivas são cuidadosamente posicionadas para maximizar o compromisso com a paisagem urbana. As atividades individuais acomodadas em cada pavimento estão conectadas por uma ampla escada "social", que funciona como um espaço de exposição adicional e como lugar de encontro, atenuando o desafio de trabalhar em um "edifício lápis" (termo utilizado no Japão para caracterizar os edifícios estreitos nos terrenos pequenos).

Diagrama/Corte
Diagrama/Corte

A fachada é cuidadosamente desenhada para celebrar a "arte de fazer". Com uma tonalidade cinza-bronze ligeiramente escura, a fachada possui um acabamento brilhante que sutilmente capta os edifícios circundantes e seus vários tons e cores.

© Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

As "abas" verticais na fachada movem-se seletivamente frente as aberturas para animar a fachada, conferindo um dinamismo à rua e escalonando o edifício com a aparência de uma micro-torre. O ritmo da fachada é acentuado com uma superfície envidraçada de pé direito duplo na fachada sul, através dos níveis da sala de reuniões e oficinas, com vistas panorâmicas sobre os arredores. O detalhe horizontal refere-se diretamente ao terraço vizinho, mas sem imitá-lo literalmente. 

Fachada Ampliada
Fachada Ampliada

A estrutura do edifício está construída inteiramente de painéis pré-fabricados de madeira; através do seu uso foram eliminadas 27,1 toneladas de CO2 da atmosfera. Internamente esta simples estrutura é visível, acabamento que proporciona um entorno robusto para o estúdio onde os móveis embutidos foram feitos de madeira específica para cada parte do processo de fabricação das jóias. Com o tempo, a madeira revelará uma pátina de uso, registrando a vida cotidiana do edifício,

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Studio Alex Monroe / DSDHA" [Alex Monroe Studio / DSDHA] 15 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755316/studio-alex-monroe-dsdha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.