OPSO / K-Studio

OPSO / K-Studio - Mais Imagens+ 11

Londres, Reino Unido
  • Construção: OWN Property & Development
  • Instalações: OWN Property & Development
  • Engenharia Estrutural: Michael Alexander Consulting Engineers
  • Eng Iluminação: HALO
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Tom Gildon

Descrição enviada pela equipe de projeto. OPSO é um restaurante localizado na esquina da Paddington Street e Nottingham Place no distrito de Londres chamado Marylebone.

© Tom Gildon

O objetivo era criar um design que refletisse a filosofia do restaurante: inspirado na Grécia, mas feito em Londres. Para este conceito encontrar um projeto de sucesso, o menu e a marca tiveram que se unir coerentemente em uma identidade. Nós trabalhamos junto com toda a equipe para garantir que o design do espaço seja visto como uma extensão física natural do conceito OPSO.

© Tom Gildon

Através do recuo da fachada e dos 185 m² de espaço existente, a verdadeira estrutura do edifício foi revelada. A área principal do térreo é longa e estreita e dividida em 2 zonas por uma diferença de nível de 20 cm. O elemento arquitetônico central do projeto é uma grande 'coluna vertebral' que conecta as duas zonas conectando o comprimento do espaço e incorporando a diferença de nível com seu uso. Iniciando na primeira zona e na entrada principal, este elemento é um coffee bar de 110 cm que casualmente dá as buas vindas aos visitantes. Se dirigindo para a segunda zona, a superfície contínua de mesma altura do balcão e se torna uma grande mesa de 90 cm de altura para jantares informais.

© Tom Gildon

Utilizando o comprimento do espaço desta maneira também maximiza o fluxo de luz natural a partir das janelas voltadas para o sul, mas para que a luz penetrasse cada canto do espaço foi importante manter o layout aberto. Assim como a 'espinha dorsal', outro elemento chave do projeto é o sistema de armazenamento aberto que permite que os garçons trabalhem em torno das mesas de maneira eficiente e natural. O sistema é como uma borda ao redor das mesas de jantar, e se estende ao longo do térreo e do outro pavimento e é utilizada para organizar o espaço em duas zonas, eliminando a necessidade de divisórias que restringiriam a luz e a circulação.

© Tom Gildon

Nós trabalhamos em colaboração com os chefs Georgianna Hiliadaki e Nikos Roussos, para garantir que essa estratégia se tornaria um elemento prático no serviço do restaurante. Juntos, nós identificamos as zonas e as utilizamos localizando os elementos chave de atendimento que estão convencionalmente escondidos das vistas em espaços separados. A estrutura metálica discreta abriga as estações dos atendentes. os refrigeradores de vinhos e algumas estantes de armazenamento de alimentos. É colorida em um azul bastante escuro que sustenta umas prateleiras de madeira que são armazenados pratos, copos, talheres, garrafas de azeite e vidros de compotas. São permeadas por uma variedade de plantas em vasos de terracota customizados. 

Planta Baixa Térreo

O interior combina elementos naturais encontrados em antigos restaurantes atenienses, como o revestimento de paredes em mármore Kavala, os pisos em Terrazzo instalados à mão, assim como interpretações atualizadas de elementos tradicionais de design como painéis em carvalho, estofados em couro, diversos elementos de bronze, brincam com a luz. Paredes de gesso polido em cores quentes são interrompidos por um tríptico de murais em azulejos de cerâmica da artista Joanna Burtenshaw, que ilustram o focos dos restaurantes no jantar social e fornecimento de ingredientes de qualidade de Inglaterra e Grécia.

© Tom Gildon

O mobiliário é uma combinação cuidadosa de design personalizado e peças de origem clássicas e contemporâneas. Bancos de madeira feitos pela empresa londrina Another Country compõem os assentos informais à mesa e no bar no andar de cima; cadeiras de jantar Mogensen estão emparelhadas com mesas de taverna com tampo de mármore, projetado por k-studio; e assentos de couro nas duas cabines de jantar do térreo. Uma iluminação sutil acende o teto pintado de azul pálido e está escondido em um trilho de latão puro em todo o comprimento da coluna central. Entre os elementos de decoração luminárias pendentes feitas a mão de terracota 'Gooseberry' por Hand & Eye Studio.

© Tom Gildon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:10 Paddington Street, Marylebone, Londres W1U 5QL, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "OPSO / K-Studio" [OPSO / K-Studio] 21 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734220/opso-k-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.