Casa IST / JRKVC

Bratislava, Eslováquia
  • Arquitetos: JRKVC; JRKVC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Jurkovič

Casa IST / JRKVC - Mais Imagens+ 38

  • Orçamento: € 85.000
  • Arquitetos Responsáveis: Peter Jurkovič, Lukáš Kordík, Števo Polakovič
  • Cidade: Bratislava
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Jurkovič

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do cliente era simples: viver numa pequena casa, num pequeno lote, a um preço razoável. O orçamento se fixou em € 75.000. E surgiu o questionamento de se é possível reciclar a tipologia, morfologia e a decoração da arquitetura rural eslovaca.

© Peter Jurkovič

Há certos princípios codificados na arquitetura popular tradicional, verificados por anos que seguem relevantes, especialmente no contexto da necessidade de reduzir nossa pegada ecológica e o desperdício de energia. Maior nem sempre é o melhor.  As edificações simples não lutam com a natureza, se convertem em parte dela. Foram construídas com materiais locais - madeira, argila e palha para nomear alguns poucos -, facilmente disponíveis e não necessitam um processo de transporte complicado.

© Peter Jurkovič
Planta - Térreo
© Peter Jurkovič

As janelas não possuem um desempenho tão bom quanto na atualidade, pois se mantiveram bem menores. Um pórtico sob o teto, chamado "gánok" era parte tradicional da casa e garantia o contato com o ambiente exterior, inclusive durante o inverno.

© Peter Jurkovič

Durante o processo projetual buscamos por estes princípios. Propomos uma fusão da antiga arquitetura com a contemporânea. A casa em forma de ícone possui um tamanho reduzido, pequenas janelas pitorescas e uma varanda. O térreo é organizado mediante um esquema de três ambientes tradicionais. Há a "caixa de serviço" central, feita de madeira contrachapada, - um banheiro, lavabo, escadas, depósito e a cozinha integrada no interior como espaço restante "negativo" - ao redor e por cima desta caixa estão os dormitórios.

Axonométrica 2

Os demais recintos correspondem a uma sala de estar, dormitório principal no térreo e outro no ático. A modesta superfície da sala de estar é compensada por uma parede cortina enorme para o norte, que estende o interior para o jardim. Graças à orientação não existe um sistema de proteção solar necessária. O dormitório e a área de estudo na parte superior da caixa de madeira é preenchida por uma luz suave do norte.

© Peter Jurkovič

A casa está construída com painéis estruturais isolados de chapas OSB intercaladas em torno de um núcleo de espuma de poliestireno. Um piso de grande espessura de concreto é utilizado para a calefação e o armazenamento de energia térmica. Para evitar gastos excessivos, não existem sistemas sofisticados mecânicos integrados na casa.

© Peter Jurkovič
Corte
© Peter Jurkovič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa IST / JRKVC" [IST-Family House / JRKVC] 09 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734206/casa-ist-jrkvc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.