O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Eslováquia
  5. 2013
  6. Casa IST / JRKVC

Casa IST / JRKVC

Casa IST / JRKVC
© Peter Jurkovič
© Peter Jurkovič
  • Arquitetos

  • Localização

    Bratislava, Eslováquia
  • Arquitetos Responsáveis

    Peter Jurkovič, Lukáš Kordík, Števo Polakovič
  • Área

    85.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Peter Jurkovič © Peter Jurkovič © Peter Jurkovič © Peter Jurkovič + 43

  • Orçamento

    € 85.000
Casa IST / JRKVC, © Peter Jurkovič
© Peter Jurkovič

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do cliente era simples: viver numa pequena casa, num pequeno lote, a um preço razoável. O orçamento se fixou em € 75.000. E surgiu o questionamento de se é possível reciclar a tipologia, morfologia e a decoração da arquitetura rural eslovaca.

© Peter Jurkovič
© Peter Jurkovič

Há certos princípios codificados na arquitetura popular tradicional, verificados por anos que seguem relevantes, especialmente no contexto da necessidade de reduzir nossa pegada ecológica e o desperdício de energia. Maior nem sempre é o melhor.  As edificações simples não lutam com a natureza, se convertem em parte dela. Foram construídas com materiais locais - madeira, argila e palha para nomear alguns poucos -, facilmente disponíveis e não necessitam um processo de transporte complicado.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

As janelas não possuem um desempenho tão bom quanto na atualidade, pois se mantiveram bem menores. Um pórtico sob o teto, chamado "gánok" era parte tradicional da casa e garantia o contato com o ambiente exterior, inclusive durante o inverno.

© Peter Jurkovič
© Peter Jurkovič

Durante o processo projetual buscamos por estes princípios. Propomos uma fusão da antiga arquitetura com a contemporânea. A casa em forma de ícone possui um tamanho reduzido, pequenas janelas pitorescas e uma varanda. O térreo é organizado mediante um esquema de três ambientes tradicionais. Há a "caixa de serviço" central, feita de madeira contrachapada, - um banheiro, lavabo, escadas, depósito e a cozinha integrada no interior como espaço restante "negativo" - ao redor e por cima desta caixa estão os dormitórios.

Axonométrica 2
Axonométrica 2

Os demais recintos correspondem a uma sala de estar, dormitório principal no térreo e outro no ático. A modesta superfície da sala de estar é compensada por uma parede cortina enorme para o norte, que estende o interior para o jardim. Graças à orientação não existe um sistema de proteção solar necessária. O dormitório e a área de estudo na parte superior da caixa de madeira é preenchida por uma luz suave do norte.

© Peter Jurkovič
© Peter Jurkovič

A casa está construída com painéis estruturais isolados de chapas OSB intercaladas em torno de um núcleo de espuma de poliestireno. Um piso de grande espessura de concreto é utilizado para a calefação e o armazenamento de energia térmica. Para evitar gastos excessivos, não existem sistemas sofisticados mecânicos integrados na casa.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa IST / JRKVC" [IST-Family House / JRKVC] 09 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734206/casa-ist-jrkvc> ISSN 0719-8906