Casa Flügel / Arch-D

Casa Flügel / Arch-D - Mais Imagens+ 29

Tallinn, Estônia
  • Arquitetos: Arch-D; Arch-D
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
Cortesia de Arch-D

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno onde esta residência foi construída está em um condomínio fechado, repleto de árvores de pinus, o que faz a casa parecer que está rodeada por uma floresta.

Uma pequena rua acompanha o comprimento do terreno.

Cortesia de Arch-D

O entorno do edifício atua como elemento de compositivo: a presença das árvores e a variação nas cotas do terreno foram elementos auxiliares no processo de projeto da casa.

Planta Baixa

A proximidade da rua permitiu o uso de elementos arquitetônicos que poderiam ser utilizados para dar forma à casa.

Cortesia de Arch-D

O conceito inicial para a casa era criar uma estrutura formada por dois elementos de diferentes propósitos, um espaço social e uma zona mais privada.

As áreas comuns estão localizadas ao longo da rua, enquanto que as mais privadas foram posicionadas nos fundos do terreno.

Estes dois volumes são completamente diferentes, na forma e nos princípios empregados para organizar o espaço.

Cortesia de Arch-D

Os espaços sociais são compostos por uma estrutura aberta de vidro, com paredes apenas em algumas poucas áreas e numa altura suficiente para evitar que o ambiente seja visível da rua.

A zona privada foi construída como um bloco separado, com janelas nas fachadas. O tamanho e a localização das aberturas das janelas na superfície da fachada são puramente funcional. O espaço social é coberto por uma cobertura que se assemelha às asas de um pássaro em decolagem, dando a sensação de espaços abertos e uma conexão com a paisagem do entorno.

Planta Baixa

Todos os dormitórios são suítes e estão numa área privada.

A suíte master está bem ao centro da casa, sob as 'asas' da cobertura.

Esta parte da casa é preenchida com luz natural e intimamente relacionada ao ambiente.

No entanto, as cortinas também pode ser fechadas quando for necessário.

Cortesia de Arch-D

A cozinha e sala de jantar estão em um espaço de planta-aberta; são separadas apenas por uma pequena parede, que não vai até o chão, criando a impressão de um espaço unificado.

O mesmo pensamento foi empregado nos acabamentos - o mesmo material, cor e textura são empregados nos interiores e no exterior, exceto pelo bloco privado, onde prevalecem a paleta de tons mais serenos e pálidos.

Cortesia de Arch-D

A casa está situada num bosque onde há pouca luz solar e praticamente nenhum vento, o que colocou algumas restrições sobre o uso de equipamentos energeticamente eficientes.

Nós conseguimos adaptar na casa uma 'bomba de calor da fonte de ar', fornecendo energia para o sistema de aquecimento e para o arrefecimento em dias quentes de verão.

Fachada

Todos os sistemas energéticos além da iluminação, portões automáticos e o sistema de umidificação do ar são controladas por KNX.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Flügel / Arch-D" [Flügel Haus / Arch-D] 11 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734092/casa-flugel-slash-arch-d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.