Casa Ponte / Aranguiz-Bunster Arquitectos

Casa Ponte / Aranguiz-Bunster Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Puerto Varas, Chile
  • Arquitetos: Aranguiz-Bunster Arquitectos; Aranguiz-Bunster Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Onduline
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está num terreno de 100 x 50 metros, localizado em um bosque de Ulmos, Arrayanes Melis e outras espécies nativas. É atravessado irregularmente por um córrego, que modela a topografia do solo.

Localização

O córrego e seu percurso pelo terreno, dão origem a ideia geral do projeto.

© Nico Saieh

Atravessar o córrego como uma ponte, resgatando a linguagem leve e transparente que permite se inserir no bosque sem alterar excessivamente os componentes principais do entorno.

O impacto sobre o bosque e ao córrego seria mínimo.

Fachada

Na busca do melhor lugar para implantar a casa, foi escolhida área com menor densidade de árvores, onde o platô gera uma diferença de nível entre ambos os lados de 2,5 m. Isto permitiu diferenciar os apoios (dois blocos de concreto), um de cimento, próximo ao nível do terreno natural, (o limite Sul) e outro como uma base em pedra, de apoio ao lado Norte.

© Nico Saieh

Esta base contém o acesso principal conformado por um saguão ou um volume que avança em relação à casa, que conduz à uma escadaria que leva ao nível principal.

Corte

Este volume se estrutura sobre os dois blocos de concreto que são ancorados e apoiados por três vigas IN de aço.  Acima deles, está um quadro de vigas e pilares duplos de madeira (Laurel de demolição) de diferentes esquadrias. Entre os pilares, janelas térmicas se apoiam diretamente na estrutura.

Isto permite minimizar os elementos e maximizar as vistas.

© Nico Saieh

O comprimento total do volume principal pode ser visto e percorrido através de um caminho envidraçado entre os dois acessos, atravessando a estrutura aparente de pilares e diagonais que levam à um acesso secundário, permitindo um percurso contínuo entre ambos os lados do riacho.

© Nico Saieh

No interior deste, estão os usos de caráter mais públicos da casa, as circulações, a cozinha, sala de estar e de jantar e para coroar estes espaços comuns, uma varanda coberta.

Planta Baixa

No sentido inverso se apoia sobre o volume principal, um volume que contém os dormitórios e os espaços mais privados da casa. Por isso, sua linguagem é mais opaca e fechada, principalmente voltada ao sul. A altura alcançada permite uma vista longínqua e clara através das copas das árvores.

© Nico Saieh

Dentre os requerimentos iniciais importantes estava o fato de utilizar madeiras nativas sustentáveis. A estrutura geral, vigas, e pilares aparentes, assim como pisos, forros, interiores, portas e marcos são de madeira de Laurel de demolição (resgatada do desmanche de casarões antigos).

© Nico Saieh

Os demais materiais utilizados foram:

- Madeira de pinus tratada, para a estrutura secundária;

-          Concreto armado nas paredes de apoio;

-          Vigas metálicas IN;

-          Painel Onduline, para o revestimento externo do segundo volume;

-          Vidros Termopanel;

-          Painel A2 Zinco Pré-pintado, Teto;

-          Volcanita;

-          Poliestileno expandido de alta densidade;

-          Lã Mineral.

Originalmente publicado em 31 Outubro, 2014

Esquema
Esquema
Esquema

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ponte / Aranguiz-Bunster Arquitectos" [Casa puente / Aranguiz-Bunster Arquitectos] 14 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733953/casa-ponte-slash-aranguiz-bunster-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.