A arquiteta que se especializou no projeto de mesquitas

Como parte da série Leading Women da CNN, Sheena McKenzie explora o trabalho da arquiteta turca Zeynep Fadillioglu - talvez a primeira arquiteta a projetar uma mesquita e que agora produz sua terceira obra desse tipo. Em edifícios onde homens e mulheres são tradicionalmente separados para o culto, e as mulheres ficam frequentemente com os menores espaços, Fadillioglu "propositalmente colocou a área das mulheres em uma das mais belas partes do domo inundado de luz natural" na Mesquita Sakirin, em Istambul. McKenzie conclui que embora "Fadillioglu possa ter feito seu nome projetando mesquitas, não é preciso ser religioso para admirar a beleza de suas obras."

Uma mesquita não é para um certo tipo de pessoa, ou certo tipo de lugar. Ela deve ser usada por todos e qualquer um.

Mesquita Sakirin, Istambul. Imagem © ZF Design
Local de oração, Sakirin Mosque, Istambul. Imagem © ZF Design

Leia o artigo completo aqui.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "A arquiteta que se especializou no projeto de mesquitas" [The Woman Architect Who Specialises In Mosques] 03 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628122/a-arquiteta-que-se-especializou-no-projeto-de-mesquitas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.