Cais Turístico e Fluvial da Folgosa / Saraiva + Associados

Cais Turístico e Fluvial da Folgosa  / Saraiva + Associados - Mais Imagens+ 33

Peso da Régua, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  P3Ductal
  • Cliente: IPTM-Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Delegação do Douro
  • área De Intervenção: 1100 m²
  • Cidade: Peso da Régua
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Um espelho de subtilezas à beira Douro

Na região demarcada do Douro, universalmente conhecida pelo seu vinho e magníficas paisagens, classificadas pela UNESCO como patrimônio da humanidade, situa-se o Cais Turístico e Fluvial da Folgosa, localizado na Régua, ao longo do Rio Douro.

© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto consistiu na reformulação e requalificação deste Cais Fluvial, que inclui a regularização e tratamento paisagístico da franja de terreno marginal ao rio, com adição de uma rampa de varadouro e criação de uma zona turística.

Planta Baixa

A zona turística compreende dois edifícios, um destinado a bar/restaurante, dotado de infraestruturas de apoio ao cais fluvial e outro destinado a quiosque de apoio às zonas de lazer. O edifício do Bar/Restaurante encontra-se construído sobre uma estrutura de perfis metálicos assente em estacaria de concreto armado. O acesso ao edifício efetua-se por um passadiço largo, que desemboca numa área de esplanada pavimentada tipo deck, tirando partido do magnífico cenário do Douro que se oferece a toda a largura do horizonte visual.

© Fernando Guerra | FG+SG

Esta esplanada, bem como o edifício, é circundada por um passadiço curvilíneo que efetua a ligação entre o cais fluvial e o cais turístico e que se constitui também como parte integrante de um percurso de regularização pedonal que permite desfrutar desta majestosa paisagem. Junto ao topo Poente daquele passadiço localiza-se um segundo edifício denominado Quiosque de Apoio, cuja funcionalidade poderá ser bastante polivalente: venda de jornais, revistas, ou centro de informação turística.

Corte

Procurou-se garantir uma solução arquitetônica contemporânea, mas com a tradicionalidade imanente à utilização dos materiais locais (pedra, madeira, etc.), em que a sua imagem apresenta um claro contraste entre a opacidade do muro do alçado principal, a abertura visual e a transparência para o Rio Douro, assumindo assim o caráter cênico de “esplanada sobre a água” que se quis transmitir.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Régua, 5050-280 Peso da Régua, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cais Turístico e Fluvial da Folgosa / Saraiva + Associados" [Fluvial and Tourist Quay of Folgosa / Saraiva + Associados] 02 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628072/cais-turistico-e-fluvial-da-folgosa-saraiva-mais-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.