Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 1 de 22
© Mito Covarrubias

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 2 de 22Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 3 de 22Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 4 de 22Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 5 de 22Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Mais Imagens+ 17

  • Arquiteto Encarregado: Arq. Alberto Tacher, Arq. Sara Tamez, Arq. Oswin Guzmán
  • Equipe De Projeto: Arq. Daniel Zepeda, Arq. Mónica Rivera, Arq. Jessica Tirado.
  • Consultor: Arq. Marco Ramírez Torreblanca
  • Construção: Constructora COPACHISA
  • Terreno: 48357,91 m²
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 2 de 22
© Gerardo Cárdenas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por que chamamos um complexo como este de cidade judicial e não edifício judicial?

Entendemos que as dinâmicas absorvidas pelo conceito de cidade são mais amplas. Os elementos estão em diálogo constante, em uma comunicação espacial que permite a liberdade e transparência entre eles. A reflexão sobre a cidade permite pensar em crescimento, permite pensar no futuro.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 16 de 22
Planta Baixa

Propõe-se um agrupamento dinâmico, ordenado e limitada, geradora de múltiplos espaços abertos como praças que absorverão a topografia da paisagem buscando melhores orientações e vistas para obter edifícios saudáveis e sustentáveis. Estas praças incluem e potencializam o vazio que permite movimento aos volumes, e é aqui onde aparece a dinâmica do conjunto que denominamos cidade judicial.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 14 de 22
© Gerardo Cárdenas

O local em questão se encontra em uma zona marginal da cidade, onde se observa uma profunda carência de vínculos com os núcleos de desenvolvimento existentes da cidade.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 13 de 22
© Gerardo Cárdenas

Entretanto, a existência de um edifício (Cidade Judicial Estadual) no limite sul do terreno, somado à importância da periferia como via de conexão, e a potência da paisagem natural voltada para o oeste, geram respostas diretas da edificação nestes pontos. Fazendo destas diretrizes gerais os vínculos com o entorno imediato.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 22 de 22
Corte

Se geram edifícios individuais, vinculados por uma praça linear ascendente que respeita a topografia, onde são ordenados e posicionados os volumes que compõem o conjunto.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 7 de 22
© Alejandro Fournier

A ideia é gerar um filtro semi-permeável que unifique a paisagem arquitetônica na busca de uma linguagem espacial unitária e aberta ao contexto.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 18 de 22
Planta Baixa

A edificação é um passeio urbano entre volumes organizados e delimitados programaticamente como uma analogia do espaço público, na busca e recuperação do espírito dos edifícios que se encontram na cidade.

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos - Imagem 4 de 22
© Gerardo Cárdenas

Um complexo moderno onde a leitura do todo seja clara e contundente. Onde a imagem de segurança, transparência e eficiência seja a diretriz guia do desenho geral.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Anillo Periférico Sur Manuel Gómez Morin, Zapopan, JAL, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos" [Ciudad Judicial Federal de Jalisco / TACHER ARQUITECTOS] 26 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627704/cidade-judicial-federal-de-jalisco-tacher-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.