O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Juízados E Tribunais
  4. México
  5. TACHER ARQUITECTOS
  6. 2011
  7. Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos

Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos

  • 20:00 - 26 Setembro, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos
© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

© Gerardo Cárdenas © Gerardo Cárdenas © Gerardo Cárdenas © Gerardo Cárdenas + 22

  • Consultor

    Arq. Marco Ramírez Torreblanca
  • Construção

    Constructora COPACHISA
  • Terreno

    48357,91 m²
© Gerardo Cárdenas
© Gerardo Cárdenas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por que chamamos um complexo como este de cidade judicial e não edifício judicial?

Entendemos que as dinâmicas absorvidas pelo conceito de cidade são mais amplas. Os elementos estão em diálogo constante, em uma comunicação espacial que permite a liberdade e transparência entre eles. A reflexão sobre a cidade permite pensar em crescimento, permite pensar no futuro.

Planta Baixa
Planta Baixa

Propõe-se um agrupamento dinâmico, ordenado e limitada, geradora de múltiplos espaços abertos como praças que absorverão a topografia da paisagem buscando melhores orientações e vistas para obter edifícios saudáveis e sustentáveis. Estas praças incluem e potencializam o vazio que permite movimento aos volumes, e é aqui onde aparece a dinâmica do conjunto que denominamos cidade judicial.

© Gerardo Cárdenas
© Gerardo Cárdenas

O local em questão se encontra em uma zona marginal da cidade, onde se observa uma profunda carência de vínculos com os núcleos de desenvolvimento existentes da cidade.

© Gerardo Cárdenas
© Gerardo Cárdenas

Entretanto, a existência de um edifício (Cidade Judicial Estadual) no limite sul do terreno, somado à importância da periferia como via de conexão, e a potência da paisagem natural voltada para o oeste, geram respostas diretas da edificação nestes pontos. Fazendo destas diretrizes gerais os vínculos com o entorno imediato.

Corte
Corte

Se geram edifícios individuais, vinculados por uma praça linear ascendente que respeita a topografia, onde são ordenados e posicionados os volumes que compõem o conjunto.

© Alejandro Fournier
© Alejandro Fournier

A ideia é gerar um filtro semi-permeável que unifique a paisagem arquitetônica na busca de uma linguagem espacial unitária e aberta ao contexto.

Planta Baixa
Planta Baixa

A edificação é um passeio urbano entre volumes organizados e delimitados programaticamente como uma analogia do espaço público, na busca e recuperação do espírito dos edifícios que se encontram na cidade.

© Gerardo Cárdenas
© Gerardo Cárdenas

Um complexo moderno onde a leitura do todo seja clara e contundente. Onde a imagem de segurança, transparência e eficiência seja a diretriz guia do desenho geral.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cidade Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos" [Ciudad Judicial Federal de Jalisco / TACHER Arquitectos] 26 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627704/cidade-judicial-federal-de-jalisco-tacher-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.