Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 2 de 19Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 3 de 19Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 4 de 19Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 5 de 19Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Mais Imagens+ 14

  • Empresa: URBANA
  • Arquiteto Associado: Anup Kumar Basak
  • Arquiteto Do Projeto: Sabbir Wadud
  • Conselheiro: KMA Bari
  • Engenheiro Supervisor: Amrul Hasan
  • Structural: Eastern Housing Limited
  • MEP: Eastern Housing Limited
  • Cidade: Dhaka
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 3 de 19
© Hélène Binet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volumo cúbico num terreno urbano de proporções reduzidas e com generosos balanços em cada pavimento

Vistas de quase 270 graus do terreno: um objeto na cidade e uma plataforma para avistar a cidade.

Ganhos intensos de calor na fachada oeste necessitavam tratamento: os grandes balanços oferecem proteção solar e da chuva - uma fachada aconchegante de madeira para a cidade.

As aberturas que criam uma paisagem urbano.

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 10 de 19
© Hélène Binet

Planos Múltiplos

A necessidade de sombreamento na fachada oeste foi o ponto de partida para ganhar uma vantagem adicional. No pavimento de cobertura os planos projetados conferem sombra, no pavimento térreo, a presença de varandas amplia o espaço. Essa estratégia traz privacidade em relação à rua, enquanto atua como barreira sonora para se resguardar dos ruídos da rua. O que permanece aparente são as nuvens: um sentimento de morar em 'apartamentos no céu'.

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 2 de 19
© Hélène Binet

Resposta à condições climáticas

Grandes vigas em balanço acompanham o perímetro do edifício confere a proteção mais que necessária para a chuva e sol intensos. As aberturas são grandes e estão sempre sombreadas. Embora existam provisões para os ar-condicionados, todos os ambientes desfrutam de boa ventilação natural, principalmente nos quartos, que estão localizados nas esquinas.

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 14 de 19
Planta Baixa - Apartamento

Os espaços de estar são contínuos - estão ao longo de todo o comprimento do apartamento, portanto as aberturas e varandas em ambos os lados e garantem que essas áreas se beneficiem da ventilação cruzada. Todas estas estratégias auxiliam a criar interiores confortáveis, sem ganho direto de calor, sempre com ar fresco circulando.

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 4 de 19
© Hélène Binet

Soluções Verdes

A maioria da água recolhida no terreno é armazenada num grande reservatório no subterrâneo. Uma pequena área verde é criada no térreo e repetida no telhado, enquanto as instalações de serviço na cobertura são cuidadosamente projetadas para que todo o telhado permaneça organizado e utilizável.

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 6 de 19
© Hélène Binet

Luxo e Estética

Encomendado pelo cliente - uma das maiores construtoras imobiliárias do país - para criar um novo patamar em propriedades de luxo, o arquiteto respondeu com uma arquitetura que emprega os materiais mais mundanos e acabamentos simples, mas que foram tratados para criar ambientes com aspecto luxuosos. A abundância das áreas verdes, luz e ventilação natural, além de detalhamento cuidadoso da limitada paleta de materiais criam uma estética aconchegante 

Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA - Imagem 5 de 19
© Hélène Binet

Isso é reforçado pelo grande emprego de madeira nas superfícies externas, destacados pelas saliências de concreto em balanço, que fornecem proteção contra a chuva e o sol. Os jardins da fachada balançam levemente com a brisa constante e criam uma animação no edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dhaka, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Condomínios Premium EHL / Kashef Chowdhury - URBANA" [EHL Premium Condominiums / Kashef Chowdhury - URBANA] 25 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627652/condominios-premium-ehl-kashef-chowdhury-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.