Yul-dong Café / iSM architects

Yul-dong Café / iSM architects

Yul-dong Café  / iSM architects - Mais Imagens+ 25

Seongnam-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: iSM architects; iSM architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  72
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hyosook Chin
  • Equipe De Projeto: Hyomin Lee, Sehee Lee, Jinhee Kim, Kunuk Kim, Goun Park, Seungyoon Kim
  • Construção: Dasan Construction Engineering Co., LTD.
  • Arquitetos Responsáveis: Joongwon Lee, Kyung-A Lee
  • Cidade: Seongnam-si
Mais informaçõesMenos informações
© Hyosook Chin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetos poderiam virar impossibilidade em possibilidade? Foi esta pergunta iSM tinha em mente quando o cliente mostrou o terreno em sua primeira visita ao escritório. A forma triangular do local era pequeno e longo. Restrições de zoneamento dificultaram ainda mais a fase esquemática.

As normas permitiam um gabarito de quatro pavimentos, no entanto, devido ao afastamento necessário, o edifício teve de afastar-se da rua para chegar a altura máxima de três andares. Como resultado, o máximo alcançável de área útil foi 24 metros quadrados por pavimento, em forma triangular. Excluindo-se as escadas e banheiros, não resta muito espaço para as mesas de café. Transformar uma situação arquitetônica impossível numa possível oportunidade de negócio não foi fácil.

© Hyosook Chin

iSM lutou por cada centímetro de valor inestimável. Para maximizar o espaço e atender as leis de zoneamento, a configuração da planta seguiu o formato do terreno. Os ângulos agudos do triângulo foram adotados como um motivo de desenho do projeto.Utilizou-se vidro inclusive em um espaço pequeno e exclusivo para polarizar leveza no pavimento superior e dar peso ao inferior. Acentuou-se o perfil da curva do jardim submerso por tijolos de ligação diagonal.

© Hyosook Chin

A escada foi a única peça vertical no edifício que possuía um potencial para fazer uma declaração pública. Utilizou-se chapas dobradas de aço para minimizar a presença visual deste elemento. Muitas hastes finas de aço foram alongadas para funcionar como um véu macio ao invés de ser apenas uma barra de proteção funcional. Aplicou-se um padrão verticalmente triangulado na distribuição do vidro. Uma iluminação artificial indireta foi trabalhada através das placas de metal dobradas para acentuar as hastes de aço das escadas e o padrão do vidro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bundang-gu, Seongnam-si, Gyeonggi-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Yul-dong Café / iSM architects" [Yul-dong Café / iSM architects] 22 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627525/yul-dong-cafe-ism-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.