Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto

Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 2 de 20Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 3 de 20Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 4 de 20Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 5 de 20Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Mais Imagens+ 15

Carballo, Espanha
  • Agrimensor De Quantidade: Jesús Gende Gerpe
  • Gerente De Construção: Óscar Pedrós
  • Estrutura: E3 Arquitectos
  • Instalação: Juan Seoane Ferreiro
  • Construção: Ogmios Proyecto S.L
  • Colaboração E Suporte Gráfico: Alejandra García
  • Cidade: Carballo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 2 de 20
© Santos-Díez | BISimages

"Pensar em uma biblioteca do século 21 - como diria um amigo meu -, é como imaginar sobre um cemitério dos livros". Neste ponto, todos os esforços devem conciliar valores arquitetônicos não variáveis como a sequência, o caminhar e o estar com a imaterialidade trazida através de novas tecnologias. Não há outra solução além de dividir, de forma zelosa, o espaço material com a virtualidade para evitar que a nova edificação de Carballo torne-se um depósito de livros.

Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 19 de 20
Corte

A edificação está situada em Carballo, uma vila espanhola de tamanho médio (30.000 hab.), a 35 km de A Coruña, Galícia, Noroeste da Espanha. A atmosfera urbana é bastante rude, cheia de paredes divisórias e blocos de residências inacabados. A construção se torna relativamente hermética e se abre para um pátio interno que age como um espaço aberto para leitura.

Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 15 de 20
© Santos-Díez | BISimages

Um pavimento térreo em formato de U cerca um pátio central com acesso controlado pelo lado de fora. Este pátio se comporta como uma extensão do espaço público futuro em direção ao norte. O primeiro pavimento fecha-se em um diagrama em formato de O. Leitores de mídia acessam através de duas escadarias situadas nas duas alas da forma em U do térreo, fechando um caminho em espiral, para que o movimento e a descoberta do espaço interior se torne uma sequência natural. Os mundos adolescentes/adultos convergem em ficção e quadrinhos (Norte) e música e mídia (Sul). A terceira peça é uma sala de recial e clube de leitura inclinadas. Esta peça está orientada para oeste, cobrindo um espaço aberto para performances.

Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 18 de 20
Planta-Baixa

As plantas-baixas são desenhadas conforme a geometria complexa do terreno para garantir uma melhor proporção de aproveitamento em relação entre o espaço interno e o externo, diminuindo o limite entre eles.

Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 4 de 20
© Santos-Díez | BISimages

O custo final (incluindo o mobiliário como demonstrado nas imagens e planta-baixa) foi de 764,00 €/m². Definitivamente uma arquitetura de baixo custo.

Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto - Imagem 10 de 20
© Santos-Díez | BISimages

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rúa Pontevedra, 15100 Carballo, A Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto" [Mediateca de Carballo / Óscar Pedrós arquitecto] 18 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627384/mediateca-de-carballo-scar-pedros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.