Hotel Fauna / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos

Hotel Fauna / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Valparaiso, Chile
  • Arquitetos: Fantuzzi + Rodillo Arquitectos; Fantuzzi + Rodillo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  710
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pablo Blanco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Biotung, Gretsch­-Unitas, patagonia glass
  • Restaurador: Tomás Elizalde
  • Construção: FRAC Ltda.
  • Architects In Charge: Roberto Fantuzzi, Jaime Rodillo
  • Cidade: Valparaiso
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Cerro Alegre - área de conservação histórica das montanhas de Valparaíso, declarada patrimônio da humanidade e protegida pela UNESCO - o Hotel Fauna foi feito fundamentalmente como um projeto de restauração patrimonial. O trabalho consistiu na remodelação de um edifício residencial do ao 1870 para habilitá-lo como hotel e restaurante. Dois anos depois fomos convidados para uma segunda etapa de revitalização da residência adjacente, a fim de aumentar o número de quartos e o tamanho do restaurante.

Planta 3

Hotel Fauna / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Primeira Etapa

O projeto consistiu na adaptação do novo programa à estrutura do edifício existente, intervindo o menos possível na estrutura original do edifício. Dessa maneira, procurou-se recuperar a linha arquitetônica característica das residências de Valparaíso aproveitando a complexidade da distribuição original sem fazer modificações significativas na estrutura.

© Pablo Blanco

A operação consistiu em habilitar um pátio interior central de 4 andares, e distribuir o programa em torno dele. Foram feitos seis dormitórios completos mais depósitos e serviços nos três primeiros pavimentos e um restaurante com terraço e mirante no quarto pavimento. No processo de construção foram priorizados a reincorporação de materiais e o resgate de técnicas vernaculares em adobe e madeira, para valorizar o ofício de quem construiu o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade.

© Pablo Blanco

Segunda Etapa

Nos foi atribuída a ampliação da residência vizinha ao hotel, procurando conectá-los através da medianeira. O projeto, como na primeira etapa, consistiu em criar um núcleo central de luz em volta do qual se distribuiu o programa, orientando os dormitórios para as melhores vistas e os serviços voltados para o interior. 

Corte CC

Os dois espaços de luz foram alinhados liberando um eixo central na conexão entre ambas residências. A estrutura do restaurante no quarto pavimento foi feita com perfis metálicos, criando um volume leve e transparente que privilegia sua condição de mirante.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paseo Dimalow 166, Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Fauna / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos" [Fauna Hotel / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos] 12 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627188/hotel-fauna-fantuzzi-mais-rodillo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.