Casa Avenal / Carlos Castanheira

Casa Avenal / Carlos Castanheira - Mais Imagens+ 29

Avenal, Portugal
  • Especialidades: Armandina Rodrigues, Engª Civil
  • Construtor: Administração Directa “A Construtora do Loureiro”, Lda. (Empreiteiro Geral)
  • Cliente: Manuela e Manuel Coelho
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arqtos Lda
  • Equipe: Hellen van het hart, Sofia Reis, Duarte Rodrigues, Demis Lopes, Luís Calheiros
  • Cidade: Avenal
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tendo anteriormente iniciado um outro projeto num outro local de dimensões mais reduzidas, para estes clientes, a primeira ideia foi abandonada para iniciar este projeto num terreno bem maior e com a possibilidade de realizar uma casa num só piso.

Apesar o programa ser o mesmo, o sítio criou a possibilidade física e espacial de aumentar as áreas dos espaços pretendidos assim como a possibilidade de experimentar outro tipo de construção, a construção em madeira.

Implantação

O terreno, densamente arborizado com eucaliptos, foi limpo de toda a arborização, deixando a descoberto uma suave elevação do terreno e uma vista a Sudeste.

O programa pretendido originava uma habitação com uma área coberta grande que num só piso poderia ser difícil de controlar.

© Fernando Guerra | FG+SG

De modo a reduzir as distâncias físicas e perceptuais, inerentes à solução de um só piso, decidi organizar a casa em arco, regular, sendo todas as paredes paralelas entre si, as longitudinais e convergentes no centro das longitudinais as paredes transversais.

O acesso faz-se pelas traseiras, a Norte, onde está também situado o espaço coberto para os automóveis e as áreas técnicas.

Planta Baixa

Adoçado ao terreno o volume único da habitação é composto por vários volumes unificados pela cobertura.

No volume os Nascente estão localizados os três quartos e respectivos sanitários.

© Fernando Guerra | FG+SG

Ao centro, em direta relação com o espaço de garagem e acessos, estão localizados todos os espaços sociais, nomeadamente; hall de entrada, escritório, cozinha, sala de estar e sala de jantar.

O volume a Poente, que é o primeiro a ser perceptível à chegada, alberga a piscina interior, balneário e um espaço para festas familiares.

© Fernando Guerra | FG+SG

A estrutura de madeira poisa sobre o concreto das lajes de piso e em algumas paredes periféricas em alvenaria.

No interior as paredes são em gesso cartonado, os tectos com a estrutura aparente em madeira, forro de madeira e caixilharias de madeira. O pavimento é todo em xisto.

Croqui

O exterior resume-se às paredes em pedra de xisto com cantarias e cunhais reforçados com pedras de granito. A frente a Sul é toda madeira e vidro, sendo garantida a proteção solar por meio de balanços de cobertura suportados por pilares de madeira.

© Fernando Guerra | FG+SG

A cobertura é praticamente plana e impermeabilizada com chapa de cobre.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Avenal / Carlos Castanheira" [Casa Avenal / Carlos Castanheira] 05 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626769/casa-avenal-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.