Episódio 3 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Architecture of Violence”

O terceiro episódio da nová série da rede Al Jazeera, “Rebel Architecture”, apresenta uma jornada através dos assentamentos e estradas da Cisjordânia com o arquiteto, acadêmico e escritor israelense Eyal Weizman. Em um episódio de 25 minutos, Weizman mostra o papel central da arquitetura na ocupação israelense da Palestina e fala sobre seu mais recente projeto, Forensic Architecture, que usa os danos causados às edificações como evidências de crimes de guerra.

Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.

Al Jazeera: "The Architecture of Violence", dirigido por Ana Naomi de Sousa 

Numa jornada pelos assentamentos e estradas da Cisjordânica ao longo do muro que separa o país de Israel, Eyal Weizman demonstra como a arquitetura é central na ocupação israelense da Palestina. "Arquitetura e o ambiente construído é uma espécie de violência lenta. A ocupação é um ambiente que foi concebido para estrangular as comunidades, vilas e cidades palestinas, criar um ambiente onde seja impossível viver", disse Weizman.

Cortesia de Al Jazeera

Israelenses e palestinos locais explicam como é viver em uma paisagem onde tudo, das paredes às estradas, terraços e esgotos, os assentamentos e a vigilância, foi projetado para garantir a separação dos dois povos e, simultaneamente, manter o controle destes. 

O trabalho de Eyal sobre a arquitetura da ocupação o levou a compreender o papel da disciplina no estado de guerra civil moderna. Visitando Nablus e Jenin, ele explica como o exército israelense foi pioneiro em um novo tipo de guerra civil moderna através do profundo conhecimento da arquitetura. 

Cortesia de Al Jazeera

Mas Weizman encontrou um modo da arquitetura resistir; seu mais recente projeto, Forensic Architecture, transforma os danos aos edifícios em evidências a serem usadas contra o estado nas investigações de crimes de guerra. "O que podemos fazer enquanto arquitetos hoje para resistir à destruição e violência que é decretada pela arquitetura?" questiona Weizman.

Cortesia de Al Jazeera

Rebel Architecture é uma nova série que apresenta arquitetos que usam o projeto como uma forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" estão enfrentando problemas urbanos, ambientais e sociais. Através de seis documentários de meia hora a série apresentará arquitetos que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. O próximo episódio apresentará o arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia e sua missão de construir edifícios ambientalmente sustentáveis. Caso não tenha visto os outros episódio, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Episódio 3 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Architecture of Violence”" [Al Jazeera’s Rebel Architecture: Episode 3, “The Architecture of Violence”] 04 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626723/episodio-3-da-serie-rebel-architecture-da-al-jazeera-the-architecture-of-violence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.