Rafael de La-Hoz Arquitectos se inspira no Corão para projetar um oásis natural

Inspirando-se teorica e literalmente no Livro Sagrado Islâmico, Rafael de La-Hoz Arquitectos ganhou uma Menção Honrosa pelo projeto de um oásis natural habitável para a Competição Internacional do Nobre Corão na Arábia Saudita.

Compreendendo o significado da proximidade da segunda cidade mais sagrada do Islã e Capital da Cultura Islâmica, Rafael de La-Hoz buscava criar um Ícone Islâmico, o próprio Corão foi escolhido como fonte de compreensão física e contextual, a mais significante fonte de conhecimento para as pessoas do local. 

Rafael de La-Hoz Arquitectos se inspira no Corão para projetar um oásis natural - Mais Imagens+ 5

Cortesia de Rafael de La-Hoz Arquitectos

Ao se aprofundar nos ensinamentos do Corão, o escritório descobriu que não há referências a tipologias arquitetônicas em nenhum dos 114 capítulos. Ao invés disso, há a repetição do conceito de Oásis - as várias descrições de paraíso no Corão incluem exuberantes jardins, áreas sombreadas e fontes de água fresca.

Cortesia de Rafael de La-Hoz Arquitectos

Nas sociedades islâmicas o oásis é uma espécie de metáfora paradisíaca, uma fonte de alimento, segurança, conforto e sobrevivência num clima rigoroso. Assim, o escritório optou por um conceito "sem edifícios, sem jardins, mas um oásis como arquitetura elemental que surge diretamente do Corão."

Cortesia de Rafael de La-Hoz Arquitectos

Além disso, literalmente tomando uma folha do Corão, Rafael de La-Hoz concebe a forma da estrutura como uma página do Livro Sagrado, pairando levemente sobre a paisagem. Seguindo os ensinamentos de que o Corão não pode jamais tocar o chão, o elemento de cobertura se curva gentilmente para cima em suas extremidades, e se apoia sobre os quatro edifícios que compõem o masterplan geral. Estes quatro edifícios refletem o papel da mão humana que segura o Livro Sagrado. A cobertura proporciona sombreamento e conforto em todo o terreno, convidando a atividade peatonal e a interação entre as pessoas no ambiente externo, uma comodidade rara num clima tipicamente tão severo.

Cortesia de Rafael de La-Hoz Arquitectos

O núcleo central é um oásis natural e um espaço para reflexão. Composto por vários jardins e fontes de água fresca, é tanto um local para paz interior como para o conforto físico. Proporcionando várias perspectivas para o local, esse oásis também reforça o sentido de curiosidade e desejo de conhecimento. 

Cortesia de Rafael de La-Hoz Arquitectos
  • Arquitetos

  • Arquiteto responsável

    Rafael de La-Hoz Arquitectos
  • Diretores de projeto

    Hugo Berenguer e Francisco Arevalo
  • Equipe de projeto

    Shahad Alazzaz, Rafael Guillen, Ana Maestu, Almudena Gonzalez, Paula Perez e Rosario Diaz
  • 3D

    Luis Munoz, Daniel Roris, e Carlos Ripoll
  • Modelos

    Fernando Mont, Victor Hugo Coronel, Julio Ovejero, e Hector Lopez
  • Design Gráfico

    eL Seed
  • Museografia

    Empty
  • Engenharia

    CMD Ingenieros e Arcadis
  • Paisagismo

    MK2
  • Cliente

    Al Madinah Development Authority
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Quddus, Sadia. "Rafael de La-Hoz Arquitectos se inspira no Corão para projetar um oásis natural" [Rafael de La-Hoz Arquitectos Takes a Page Out of the Quran to Design a Natural Oasis] 03 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626688/rafael-de-la-hoz-arquitectos-se-inspira-no-alcorao-para-projetar-um-oasis-natural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.