O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurantes & Bares
  4. Brasil
  5. MM18 Arquitetura
  6. 2013
  7. Ramona / MM18 Arquitetos

Ramona / MM18 Arquitetos

  • 09:00 - 26 Agosto, 2014
Ramona / MM18 Arquitetos
Ramona / MM18 Arquitetos, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 25

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a proposta de Restaurante, bar e pocket show, Restaurante Ramona fica no térreo de um edifício em uma esquina conhecida do centro de são Paulo. O programa se distribui em três níveis (subsolo, térreo e mezanino) e o partido estético surgiu da estrutura descoberta no local que foi preservada, a laje grelha que estava escondida sob um forro de gesso.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Essa malha quadriculada de cubetas serviu de inspiração para a textura feita com espelhos chanfrados em forma de tijolo, utilizados para refletir a luz da fachada ao fundo do imóvel, pois o local possui poucas aberturas; o espelho esconde as portas dos banheiros no térreo, e no mezanino serve como um convite ao piso superior. Do último piso é possível avistar a paisagem do centro paulistano, da Av. São Luís e o início da Rua da Consolação.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A ideia foi criar um ambiente clássico com linguagem contemporânea através dos materiais. O revestimento em madeira pau-ferro entra para aquecer, tornando o ambiente confortável, junto a poltronas azuis e aparadores. A fachada é marcada por uma caixilharia em vidro, que permite que sejam vistos os ambientes internos e o letreiro luminoso do nome do restaurante fixado no guarda-corpo do piso superior.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

As luminárias em cobre foi toda desenha e desenvolvida especificamente para esse projeto ganhando destaque nas paredes de todos os andares.

Corte
Corte

A alternativa para abrigar equipamentos para cozinha e condensadoras de ar condicionado foi criar um jardim de cactos ao lado do restaurante. A planta foi a opção para suportar o calor gerado pelos equipamentos da área técnica.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ramona / MM18 Arquitetos" 26 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626004/ramona-mm18-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.