O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Campus
  4. Estados Unidos
  5. Santiago Calatrava
  6. 2014
  7. Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava

Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava

Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava
Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava, © Alan Karchmer for Santiago Calatrava
© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava © Alan Karchmer for Santiago Calatrava © Alan Karchmer for Santiago Calatrava © Alan Karchmer for Santiago Calatrava + 6

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Master Plan consiste em um lago central orientado no eixo noroeste-sudeste que percorre todo o terreno. Este lago proporciona vistas dramáticas para o campus e para a paisagem circundante. Além de expressão arquitetônica, o lago serve como um reservatório para retenção da água das chuvas, que é posteriormente empregada na irrigação da vegetação local. O Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia se localiza na extremidade noroeste do lago central e desempenha um papel simbólico para a universidade. O plano para o campus propõe conservar ao máximo a topografia e as árvores existentes. 

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava
© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia

O Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia é a primeira edificação no novo campus da Politécnica da Flórida em Lakeland. Localizado, como dito, na extremidade mais ao norte do lago, o edifício marca o ponto culminante do eixo central do campus e é o elemento central da Universidade. 

O programa central do edifício - salas de aula e laboratórios -  se organiza em torno de dois corredores curvos. As salas perimetrais abrigam os laboratórios de ensino, que contam com abundante luz natural e vistas para o lago. Os laboratórios de ciências e pesquisas se voltam para o interior do edifício, para que os sistemas e maquinários pesados fiquem mais próximo ao núcleo do edifício. Os escritórios de administração e salas de professores se localizam em torno do "Commons", um grande hall multiuso iluminado por uma claraboia central. Este espaço - coração do edifício - pode ser adaptado para palestras, performances, cerimônias, jantares formais, bailes, etc., e promove a interação interdisciplinar ente os estudantes e professores. 

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava
© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

Por ser o primeiro edifício do novo campus, o Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia deve inicialmente funcionar como um "campus dentro de um edifício." Seu programa de salas de aula, laboratórios, administração e espaços coletivos foi "aumentado", antecipando que o edifício serviria como um campus em miniatura. O projeto incorpora um terraço externo, sombreado por uma pérgola contínua, que serve como área de encontro, estudo e descanso. 

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava
© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

O exterior do edifício é dominado por dois elementos muito expressivos: a pérgola e a cobertura operável. A pérgola consiste em uma estrutura metálica leve que circunda todo o edifício, proporcionando espaços externos cobertos e reduzindo o ganho de calor solar do edifício em 30%. A cobertura operável, por sua vez, consiste em uma série de brises solares ativados por controle hidráulico responsáveis pelo sombreamento da claraboia do hall central. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava" [Florida Polytechnic Science, Innovation and Technology Campus / Santiago Calatrava] 23 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625899/campus-de-ciencia-inovacao-e-tecnologia-da-politecnica-da-florida-santiago-calatrava> ISSN 0719-8906