O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. México
  5. Trama Arquitectos
  6. 2012
  7. Edifício Residencial Gleason / Trama Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Edifício Residencial Gleason / Trama Arquitectos

  • 20:00 - 20 Agosto, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Edifício Residencial Gleason / Trama Arquitectos
Edifício Residencial Gleason / Trama Arquitectos, © Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

© Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Americana, Guadalajara, JAL, México
  • Projeto Arquitetônico

    Jaime Castiello Chávez, Héctor Santana, Edgardo Sandoval, Carlos Haro, Jorge Ignacio Gutiérrez, Livier Miramontes, Héctor Lozano, Mario Rodríguez, Beatriz Orozco, Carmen Espinosa, Manuel Haro, Jaime Castiello Gómez Verea, Fernando Castiello, Miguel Martínez, Hugo Yáñez Ochoa, Susana Cortés, Juan Carlos Barriga
  • Área

    875.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após uma primeira visita, no final de 2010, ao que havia sido "A RESIDÊNCIA GLEASON" e encontrar o que encontramos ali, fomos invadidos por um sentimento de frustração e tristeza diante do futuro desse patrimônio arquitetônico da cidade de Guadalajara. Uma propriedade degradada, negligenciada, tratada sem o menor respeito e, em um processo explicito de desaparecimento, longe da mão de Deus, e muito mais longe da do "homem culto".

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Esse sentimento de frustração foi se transformando em um desafio, em um novo sentimento de esperança, porque o que vimos naquele momento é o comum denominador de centenas de residências e prédios dentro do centro histórico da nossa cidade, o desafio era e é, a criatividade em todos os sentidos, nos diálogos com as autoridades, na proposta arquitetônica, técnica e econômica; seria necessário demostrar que é possível trabalhar respeitando o existente, o recuperável ou que está se extinguindo. 

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Uma vez concluída a análise das propriedades, com ajuda das autoridades, especialmente do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Cultura do Estado, planejamos pontos de partida inflexíveis: o edifício novo deveria estar afastado em relação ao parâmetros das construções existentes. O edifício deveria criar um espaço de vazio em relação as construções existentes. O edifício deveria possuir traços contemporâneos onde a horizontalidade fosse um argumento importante, já que o edifício mesmo com sua altura de quatro pavimentos deveria respeitar a propriedade existente. E o último conceito, criar elementos de circulações verticais abertos ao exterior, utilizando o aço como um novo material dentro da composição que contrasta com a arquitetura detalhada e até certo ponto refinada da proposta eclética da residência.

Fachada
Fachada

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Gleason / Trama Arquitectos" [Gleason House Building / Trama Arquitectos] 20 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625776/edificio-residencial-gleason-trama-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.