O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Grécia
  5. Spiros Papadopoulos Studio
  6. 2008
  7. Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio
© Charalampos Louizidis
© Charalampos Louizidis

© Charalampos Louizidis © Charalampos Louizidis © Charalampos Louizidis © Charalampos Louizidis + 34

  • Colaboradores

    Efi Mantzari, Nansy Gousiaki, Stefanos Papadatos, Giorgos Iliadis, Antonis Bezes
  • Física da Construção

    Aris Tsagrasoulis
  • Estrutura

    SPITI ABEE
  • Construtora

    SPITI ABEE
Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio, © Charalampos Louizidis
© Charalampos Louizidis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada na Antiga Korinthos. Levando em conta a importância da grande área arqueológica, uma escavação de 12x12 metros teve lugar inicialmente na parte sul do terreno, determinando a abertura dos gestos do projeto.

© Charalampos Louizidis
© Charalampos Louizidis

O "espírito" da escavação, assim como a relação do edifício com o entorno de interesse histórico, constituem os parâmetros programáticos fundamentais do projeto, num nível funcional e simbólico.

© Charalampos Louizidis
© Charalampos Louizidis

O conceito principal inclui um casca quadrada de projeção, que atua tanto como um recinto de toda a estrutura, assim como um limite da área de escavação, funcionando como uma memória de sua existência. Dentro desta casca a residência é construída como um edifício independente, o qual aparece verticalmente desde o solo, como uma "continuidade" das antigas construções. Paralelamente, a parte sudeste da escavação fica visível, como uma evidência histórica do edifício que continua através dos anos.

Corte 1
Corte 1

A residência é feita em dois níveis. A elaboração de distintos espaços oferece, no térreo, um contato contínuo entre o interior e exterior, enquanto que o pavimento superior, opcionalmente, pode abrir ou fechar as vistas através das perfurações da casca perimétrica.

© Charalampos Louizidis
© Charalampos Louizidis

A construção do edifício é baseada no uso de caixilhos de metal junto das estruturas de concreto. O cimento  é reforçado através da pulverização e uma camada de poliestireno expandido entre meios. O sistema combina excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico com a rigidez estrutural. O uso da cor branca e a parede de pele dupla reduz os ganhos solares durante o verão, suprindo consideravelmente as cargas de refrigeração. O baixo ângulo solar do inverno brilha através das aberturas, mas durante o verão, o sistema mencionado de pele dupla forma balanços, proporcionando sombras.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio" [Residence in Ancient Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio] 19 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625714/residencia-na-antiga-korinthos-spiros-papadopoulos-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.