Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 1 de 34
© Charalampos Louizidis
Antiga Korinthos, Grécia

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 2 de 34Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 3 de 34Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 4 de 34Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 5 de 34Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Mais Imagens+ 29

  • Projeto: Spiros Papadopoulos
  • Colaboradores: Efi Mantzari, Nansy Gousiaki, Stefanos Papadatos, Giorgos Iliadis, Antonis Bezes
  • Estrutura: SPITI ABEE
  • Construtora: SPITI ABEE
  • Física Da Construção: Aris Tsagrasoulis
  • Cidade: Antiga Korinthos
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada na Antiga Korinthos. Levando em conta a importância da grande área arqueológica, uma escavação de 12x12 metros teve lugar inicialmente na parte sul do terreno, determinando a abertura dos gestos do projeto.

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 2 de 34
© Charalampos Louizidis

O "espírito" da escavação, assim como a relação do edifício com o entorno de interesse histórico, constituem os parâmetros programáticos fundamentais do projeto, num nível funcional e simbólico.

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 7 de 34
© Charalampos Louizidis

O conceito principal inclui um casca quadrada de projeção, que atua tanto como um recinto de toda a estrutura, assim como um limite da área de escavação, funcionando como uma memória de sua existência. Dentro desta casca a residência é construída como um edifício independente, o qual aparece verticalmente desde o solo, como uma "continuidade" das antigas construções. Paralelamente, a parte sudeste da escavação fica visível, como uma evidência histórica do edifício que continua através dos anos.

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 30 de 34
Corte 1

A residência é feita em dois níveis. A elaboração de distintos espaços oferece, no térreo, um contato contínuo entre o interior e exterior, enquanto que o pavimento superior, opcionalmente, pode abrir ou fechar as vistas através das perfurações da casca perimétrica.

Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio - Imagem 11 de 34
© Charalampos Louizidis

A construção do edifício é baseada no uso de caixilhos de metal junto das estruturas de concreto. O cimento  é reforçado através da pulverização e uma camada de poliestireno expandido entre meios. O sistema combina excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico com a rigidez estrutural. O uso da cor branca e a parede de pele dupla reduz os ganhos solares durante o verão, suprindo consideravelmente as cargas de refrigeração. O baixo ângulo solar do inverno brilha através das aberturas, mas durante o verão, o sistema mencionado de pele dupla forma balanços, proporcionando sombras.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Antiga Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio" [Residence in Ancient Korinthos / Spiros Papadopoulos Studio] 19 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625714/residencia-na-antiga-korinthos-spiros-papadopoulos-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.