Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados

Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados - Mais Imagens+ 20

Merida, México
  • Arquitetos: Seijo Peon Arquitectos; Seijo Peon Arquitectos y Asociados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  346
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta casa se encontra de frente para um campo de golfe. Na nossa primeira visita ao local foi notável a quantidade de árvores nativas que se encontravam no terreno. Nossa primeira solicitação para o cliente foi a de que era necessário fazer um levantamento topográfico detalhado de toda a vegetação. Desde o início tínhamos o propósito de de respeitar todas as árvores do terreno. Assim que tivemos o levantamento em nossas mãos, nos encontramos frente a um desafio notável... a possibilidade de conservar todas as árvores, ao menos todas de médio e grande porte, o que já seria uma complexidade importante. Depois de estudar múltiplas alternativas usando esquemas e layouts convencionais (em U, em L, em dois ou três corpos, etc) nos demos conta de que em qualquer uma delas teríamos que cortar uma quantidade importante de árvores.

© Tamara Uribe

A partir deste ponto decidimos gerar um projeto de múltiplas pequenas peças habitáveis que se infiltrariam entre as árvores de maneira que se respeitasse todas as árvores. Isso nos levou a pensar que o conceito da casa teria que ser como o de uma aldeia na qual se percorre pelo exterior de maneira sinuosa entre as árvores para ir de uma construção para a outra.

© Tamara Uribe

Para tornar mais evidente esta postura do projeto, as estâncias habitáveis da casa foram projetadas como paralelepípedos de base retangular ou quadrada que são muito fortes e claros na sua presença volumétrica. Em contraste, as trilhas exteriores e os de vinculação interior (cobertos e fechados lateralmente com vidro cristal) se fundem com o tramado sinuoso, orgânico e aparentemente complexo que gera a distribuição das árvores. Se concebe a casa como uma "aldeia" de tal maneira que, para chegar a cada espaço, é preciso percorrer um caminho através das árvores... como se faria em uma aldeia na selva.

© Tamara Uribe

O programa consiste de 3 dormitórios, sala de jogos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, áreas de serviço e uma área social exterior com piscina. A área social serve como integrador das áreas de serviço e apoio com a zona privada. Os quartos se agrupam em um conjunto de peças, de maneira que são gerados pátios interiores seguros para os filhos pequenos da família. Se aproveita para posicionar as zonas de serviço e apoio na zona do terreno que não tem vistas para o campo de golf. A distribuição das áreas sociais e privadas permite formar um espaço exterior rico em qualidade de ambiente, a partir do qual há os pontos de fuga da profundidade das visuais para o campo de golfe.

Planta

Ainda tomando partido da notável complexidade e peculiar distribuição em planta, a casa se apresenta para o contexto e para o usuário como uma construção simples, sem maiores pretensões do que as de desfrutar da vida e do singular contexto natural.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados" [Casa Aldea / Seijo Peon Arquitectos y Asociados] 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625637/casa-aldeia-seijo-peon-arquitectos-y-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.