O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Seijo Peon Arquitectos
  6. 2012
  7. Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados

Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados

Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados
Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados, © Tamara Uribe
© Tamara Uribe

© Tamara Uribe © Tamara Uribe © Tamara Uribe © Tamara Uribe + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Merida, México
  • Arquiteto Responsável

    Juan Carlos Seijo Encalada
  • Colaboradores

    Arq. Tamara Uribe Manzanilla. Arq. Gabriel Mendoza Herrera
  • Construtora

    Kappra Desarrollo Inmobiliario
  • Área

    346.0 m2
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta casa se encontra de frente para um campo de golfe. Na nossa primeira visita ao local foi notável a quantidade de árvores nativas que se encontravam no terreno. Nossa primeira solicitação para o cliente foi a de que era necessário fazer um levantamento topográfico detalhado de toda a vegetação. Desde o início tínhamos o propósito de de respeitar todas as árvores do terreno. Assim que tivemos o levantamento em nossas mãos, nos encontramos frente a um desafio notável... a possibilidade de conservar todas as árvores, ao menos todas de médio e grande porte, o que já seria uma complexidade importante. Depois de estudar múltiplas alternativas usando esquemas e layouts convencionais (em U, em L, em dois ou três corpos, etc) nos demos conta de que em qualquer uma delas teríamos que cortar uma quantidade importante de árvores.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

A partir deste ponto decidimos gerar um projeto de múltiplas pequenas peças habitáveis que se infiltrariam entre as árvores de maneira que se respeitasse todas as árvores. Isso nos levou a pensar que o conceito da casa teria que ser como o de uma aldeia na qual se percorre pelo exterior de maneira sinuosa entre as árvores para ir de uma construção para a outra.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Para tornar mais evidente esta postura do projeto, as estâncias habitáveis da casa foram projetadas como paralelepípedos de base retangular ou quadrada que são muito fortes e claros na sua presença volumétrica. Em contraste, as trilhas exteriores e os de vinculação interior (cobertos e fechados lateralmente com vidro cristal) se fundem com o tramado sinuoso, orgânico e aparentemente complexo que gera a distribuição das árvores. Se concebe a casa como uma "aldeia" de tal maneira que, para chegar a cada espaço, é preciso percorrer um caminho através das árvores... como se faria em uma aldeia na selva.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O programa consiste de 3 dormitórios, sala de jogos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, áreas de serviço e uma área social exterior com piscina. A área social serve como integrador das áreas de serviço e apoio com a zona privada. Os quartos se agrupam em um conjunto de peças, de maneira que são gerados pátios interiores seguros para os filhos pequenos da família. Se aproveita para posicionar as zonas de serviço e apoio na zona do terreno que não tem vistas para o campo de golf. A distribuição das áreas sociais e privadas permite formar um espaço exterior rico em qualidade de ambiente, a partir do qual há os pontos de fuga da profundidade das visuais para o campo de golfe.

Planta
Planta

Ainda tomando partido da notável complexidade e peculiar distribuição em planta, a casa se apresenta para o contexto e para o usuário como uma construção simples, sem maiores pretensões do que as de desfrutar da vida e do singular contexto natural.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Seijo Peon Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Aldeia / Seijo Peon Arquitectos y Asociados" [Casa Aldea / Seijo Peon Arquitectos y Asociados] 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625637/casa-aldeia-seijo-peon-arquitectos-y-asociados> ISSN 0719-8906