Igreja Católica Romana / Tamás Nagy

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 2 de 13Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 3 de 13Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 4 de 13Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 5 de 13Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Mais Imagens+ 8

Gödöllő, Hungria
  • Arquitetos: Tamás Nagy
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:József Hajdú
  • Colaboradores: Tamás Lévai, Ildikó Bujdosó, Anna Meditz
  • Cidade: Gödöllő
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 9 de 13
Planta Baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os três elementos do edifício - a igreja, a paróquia e a casa comunitária - envolvem um pátio externo em forma de um quadrado. Este pátio logo será um jardim com árvores e flores, com uma fonte no meio. Assim como eram nos monastérios antigos. 

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 6 de 13
© József Hajdú

Esta foi a inspiração para o projeto, a diferença é que este pátio está aberto em uma das laterais - que está limitada por um gradil - representando uma mensagem importante para o mundo: seja bem vindo, nós estamos abertos. Assim que o parque foi acabado, a fonte de água do pátio fluirá como uma água e se comunicará com um lago. Esse movimento reforça a ideia de conexão entre o interior e o exterior.

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 5 de 13
© József Hajdú

O sistema do serviço parece emblemático: as circulações envidraçados contornam o pátio e se abrem em frente à área comunitária. Aqui funciona a residência e escritórios da paróquia, as salas da casa comunitária e o espaço da igreja estão configurados como a forma da letra U.

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 2 de 13
© József Hajdú

Como as três alas do edifício cercam o pátio, as galerias em U envolvem o abside, que é onde a igreja está orientada, e conformam o ponto central do edifício. É também o único arco do conjunto que difere dos outros elementos, não apenas pela forma, mas também pela sua cor.

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 8 de 13
© József Hajdú

As 63 janelas coloridas contém mensagens escondidas. Como resultado da pesquisa sobre o compositor holandês Alezander Skrjabin, foi criada uma matriz, onde cada nota representa uma cor. Com base neste código de cor que representa uma nota musical, forma-se o canto Kyrie Eleison nas janelas da parede curva. 

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 3 de 13
© József Hajdú

As cores da igreja - talvez puro demais ou estranho demais para alguns - é para reforçar sua exaltação. Dependendo do horário do dia, os espaços da igreja estão banhados de luz ou numa delicada penumbra, mas o lugar da eucaristia permanece no centro de nossa atenção.

Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy - Imagem 4 de 13
© József Hajdú

A capela junto à igreja é propositalmente mais simples, com suas aberturas transparentes é um espaço de oração e serenidade. Construir uma igreja sem a torre era um estilo na arquitetura sacra do século XX, mas a igreja deve ser um marco do começo do século XXI tanto para a Hungria e para Europa, onde o evangelismo é necessitado. Acredito que a torre de sete pavimentos da Igreja Católica Romana de Gödöl será símbolo de sua presença.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gödöllő, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Católica Romana / Tamás Nagy" [Roman Catholic Church / Tamás Nagy] 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625622/igreja-catolica-romana-tamas-nagy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.