O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Hungria
  5. Tamás Nagy
  6. 2007
  7. Igreja Católica Romana / Tamás Nagy

Igreja Católica Romana / Tamás Nagy

Igreja Católica Romana / Tamás Nagy
Igreja Católica Romana  / Tamás Nagy, © József Hajdú
© József Hajdú

© József Hajdú © József Hajdú © József Hajdú © József Hajdú + 13

Planta Baixa
Planta Baixa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os três elementos do edifício - a igreja, a paróquia e a casa comunitária - envolvem um pátio externo em forma de um quadrado. Este pátio logo será um jardim com árvores e flores, com uma fonte no meio. Assim como eram nos monastérios antigos. 

© József Hajdú
© József Hajdú

Esta foi a inspiração para o projeto, a diferença é que este pátio está aberto em uma das laterais - que está limitada por um gradil - representando uma mensagem importante para o mundo: seja bem vindo, nós estamos abertos. Assim que o parque foi acabado, a fonte de água do pátio fluirá como uma água e se comunicará com um lago. Esse movimento reforça a ideia de conexão entre o interior e o exterior.

© József Hajdú
© József Hajdú

O sistema do serviço parece emblemático: as circulações envidraçados contornam o pátio e se abrem em frente à área comunitária. Aqui funciona a residência e escritórios da paróquia, as salas da casa comunitária e o espaço da igreja estão configurados como a forma da letra U.

© József Hajdú
© József Hajdú

Como as três alas do edifício cercam o pátio, as galerias em U envolvem o abside, que é onde a igreja está orientada, e conformam o ponto central do edifício. É também o único arco do conjunto que difere dos outros elementos, não apenas pela forma, mas também pela sua cor.

© József Hajdú
© József Hajdú

As 63 janelas coloridas contém mensagens escondidas. Como resultado da pesquisa sobre o compositor holandês Alezander Skrjabin, foi criada uma matriz, onde cada nota representa uma cor. Com base neste código de cor que representa uma nota musical, forma-se o canto Kyrie Eleison nas janelas da parede curva. 

© József Hajdú
© József Hajdú

As cores da igreja - talvez puro demais ou estranho demais para alguns - é para reforçar sua exaltação. Dependendo do horário do dia, os espaços da igreja estão banhados de luz ou numa delicada penumbra, mas o lugar da eucaristia permanece no centro de nossa atenção.

© József Hajdú
© József Hajdú

A capela junto à igreja é propositalmente mais simples, com suas aberturas transparentes é um espaço de oração e serenidade. Construir uma igreja sem a torre era um estilo na arquitetura sacra do século XX, mas a igreja deve ser um marco do começo do século XXI tanto para a Hungria e para Europa, onde o evangelismo é necessitado. Acredito que a torre de sete pavimentos da Igreja Católica Romana de Gödöl será símbolo de sua presença.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Igreja Católica Romana / Tamás Nagy" [Roman Catolic Church / Tamás Nagy] 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625622/igreja-catolica-romana-tamas-nagy> ISSN 0719-8906