Primeiro lugar no concurso de projeto para o pavilhão temporário da IX BIAU / Argentina

Apresentamos a seguir a proposta vencedora do concurso de projeto para o pavilhão temporário da IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo, evento que acontecerá em outubro deste ano em Rosario, Argentina.

O concurso buscava propostas de espaços destinados ao encontro e intercâmbio das atividades da Bienal, ao desenvolvimento de atividades paralelas e que servisse, além disso, como ponto de informações, devendo estabelecer vínculos com a paisagem do Rio Paraná. 

Cortesia da equipe vencedora

Dos arquitetos: no terreno localizado na orla da cidade de Rosario - escolhido como local da sede da IX BIAU 2014 - foi proposto um pavilhão segundo as premissas de uma intervenção temporária e convidativa. Este caráter efêmero-temporário transmite tanto uma autonomia como um contraste em relação ao terreno. Busca-se aproveitar essa condição contrastante, dando forma a um elemento de presença urbana que surge como um ponto de referência.

O pavilhão foi concebido como um elemento compacto que busca preservar o vínculo entre o parque e o rio, minimizar o impacto no entorno e respeitar a horizontalidade da paisagem e suas perspectivas panorâmicas. 

Cortesia da equipe vencedora

Pavilhão: Programa e tipologia

O pavilhão, enquanto tipologia, carece de um programa específico, dando lugar a uma pluralidade de usos indiferentes a uma função preestabelecida. Neste sentido, abordou-se o tema da arquitetura a partir da premissa de oferecer um espaço livre e flexível, um contenedor de possibilidades

Croquis. Cortesia da equipe vencedora

Materialidade: Temporalidade e reciclagem

Em relação à temporalidade, optou-se por desenvolver uma estrutura de andaimes, um sistema completamente reciclável. Essa estrutura é composta por módulos idênticos que permitem uma rápida montagem e desmontagem. 

Cortesia da equipe vencedora
  • Concurso

    Pavilhão Temporário IX BIAU
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    Diego Avendaño, Juan Manuel Balsa, David Sebastián Coffio, Francisco Figueroa Astrain
  • Localização

    Rosario, Santa Fe, Argentina
  • Sistema construtivo

    Andamios multidireccionales
  • Área

    298.0 m²
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Equipo Primer Lugar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Primeiro lugar no concurso de projeto para o pavilhão temporário da IX BIAU / Argentina" [Primer Lugar en concurso de diseño del pabellón temporal IX BIAU / Argentina] 12 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625409/primeiro-lugar-no-concurso-de-projeto-para-o-pavilhao-temporario-da-ix-biau-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.