O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. TACHER ARQUITECTOS
  6. 2012
  7. Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS

Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS

  • 20:00 - 10 Agosto, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS
© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias
  • Arquitetos

  • Localização

    Zapopan, México
  • Gerente de Projeto

    Paulina Adem
  • Equipe de projeto

    Fernando Basurto, Sofía Gómez, Daniel Zepeda, Daniela Romo, Mónica Rivera, Jessica Tirado, Alberto Soto, Lucy Tacher, Mónica Gallego, Santiago Name.
  • Projeto

    Alberto Tacher
  • Área

    559.0 m2
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

© Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias + 16

  • Construção

    Tacher Arquitectos, Enrique Ramírez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve em um lote retangular com orientação norte/sul em dois níveis e um meio nível parcialmente enterrado que abriga a garagem e a área de serviços, a qual se comunica de maneira direta ao hall principal da residência.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

A geometria se ordena de maneira simples e austera, respondendo com apego rigoroso ao programa arquitetônico, sem que isto signifique renunciar à riqueza espacial, já que a intenção do projeto é gerar a maior quantidade de espaço transparente a partir de um sistema estrutural suspenso, desta forma a planta se organiza em um esquema binuclear que se articula através de um pátio central que atravessa todos os níveis, uma rótula que além de delimitar e organizar os usos, descompacta o volume dotando a área pública, a qual se acessa por meio de uma passarela, de ventilação cruzada e de uma vista cercada de vegetação.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Esta amplitude espacial também é resultado da ordenação dos espaços por "pacotes" claramente delimitados como é o caso dos serviços contidos em um compartimento que se encosta no limite com o vizinho e que não interfere no restante do projeto.

Planta-Baixa Primeiro Pavimento
Planta-Baixa Primeiro Pavimento

No primeiro pavimento o dormitório principal se protege isolando-se do contexto imediato em sua fachada norte por meio de uma persiana a qual permite ter uma ventilação e uma privacidade total ao mesmo tempo, este quarto conta, por sua vez, com um pátio próprio ao qual se acessa diretamente a partir do interior da mesma, se tornando completamente isolado e privado de todo o contato com o resto.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Os outros dois dormitórios se localizam no extremo oposto, na parte posterior da residência, cruzando o pátio central através de uma ponte, ambos foram projetados em condições semelhantes quanto a superfície e orientação, e a sala de estar com tv conta com a possibilidade de se converter em mais um dormitório caso exista a necessidade.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

A casa Koz é uma caixa de caixas cujos interstícios gerados entre elas criam o espaço necessário para abrigar a vida da família contemporânea.

Cita: "Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS" [Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS] 10 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625322/casa-koz-tacher-arquitectos> ISSN 0719-8906