Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects

Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 2 de 12Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 3 de 12Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 4 de 12Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 5 de 12Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Mais Imagens+ 7

Yokohama, Japão
  • Arquiteto: Makiko Tsukada
  • Engenharia Estrutural: Taizen Nieda, Mitsuyoshi Yoshida
  • Cidade: Yokohama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 11 de 12
Planta Baixa Pavimento Térreo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local é cercado por colinas suaves, e uma área verde se desenrola na frente do estreito terreno centralizado em forma de "V". Nós buscamos ajustar a distância para a cidade, bem como que para o meio ambiente natural, utilizando as características originais do local, e tridimensionalmente integrando a área verde.

Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 4 de 12
© Shinkenchiku Sha

Especificamente, o contorno da construção foi determinado a seguir a forma do terreno. Dois gramados flutuantes foram planejados de uma forma tal que eles parecem ser contínua com a área verde em frente. O gramado no telhado da garagem desce em direção à sala de estar, enquanto direciona uma linha de visão do interior para as árvores no parque. Outro gramado é feito sobre a cobertura da sala de estar. Ele desce para o lado da rua, criando um rico cenário verde junto com as árvores que se encontram ao redor.

Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 9 de 12
© Shinkenchiku Sha

Os tetos flutuantes têm uma função tal qual a de um chapéu, que funcionam como condicionadores de ar ao absorver a radiação solar durante o verão, e como isolamento térmico para manter a temperatura ambiente interior durante o inverno.

Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 10 de 12
© Shinkenchiku Sha

O espaço interior é um grande espaço aberto de madeira com um núcleo oco no centro. Ao manipular a luz natural, a distância para a rua e a diferença de altura com a rua, o espaço torna-se mais reservado para a parte posterior da casa. O núcleo central direciona a luz natural para o banheiro do primeiro andar e seus arredores, enquanto funciona como acesso ao telhado e como um duto de ventilação. Além disso, uma vez que estruturalmente tem uma grande porção das forças sísmicas, foram necessários tubos finos de apenas 50 milímetros para funcionar como pilares para suportar o telhado da garagem com um gramado suspenso.

Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects - Imagem 6 de 12
© Shinkenchiku Sha

Este edifício, que se assemelha a uma urbanizadamente rica, caverna verde, mantém uma distância adequada da cidade circundante, permitindo desfrutar de uma nova relação com a cidade ou ambientes naturais através das cavidades horizontais e verticais onde a luz entra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Caverna de Grama / Makiko Tsukada Architects" [Grass Cave House / Makiko Tsukada Architects] 26 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624577/casa-caverna-de-grama-makiko-tsukada-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.