Arq.Futuro realiza edição em Piracicaba com tema "A Cidade e a Água"

Plataforma de discussão em arquitetura e urbanismo, o Arq.Futuro ocorre pela primeira vez fora do circuito das capitais brasileiras. Em sua segunda edição deste ano, ele se transfere para Piracicaba, a 200 km de São Paulo, com uma programação de palestras e debates organizada ao longo de dois dias, 4 e 5 de agosto próximos, no auditório do Teatro do Engenho.

O Arq.Futuro foca no tema “A Cidade e a Água” em suas edições de 2014. Protagonista de reconhecidas transformações urbanas, a cidade de Piracicaba há anos vem dando atenção especial à gestão das águas e seus desafios. Daí a oportunidade de sediar este Arq.Futuro, que, por sua vez, envolverá a participação não só de representantes dos municípios da região, mas também de especialistas brasileiros e estrangeiros.

O evento será realizado no Teatro do Engenho, um antigo galpão industrial restaurado pelo arquiteto Marcelo Ferraz, e discutirá questões como gestão e governança dos recursos hídricos, saneamento, política habitacional, patrimônio histórico e valorização urbana. As palestras dirigem-se não apenas a profissionais e estudantes, mas a um público amplo, interessado em temas como cidadania, sustentabilidade, mobilidade e políticas habitacionais.

Entre os convidados estão o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o empresário Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan e do conselho de administração da empresa Raízen; Gesner de Oliveira, ex-presidente da Sabesp e diretor da consultoria GO Associados; Luis Roberto Moretti, secretário-executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Lauro Pinotti, urbanista e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP); e Weber Amaral, PhD pela Universidade de Harvard, professor da Esalq/USP e representante brasileiro no UN Global Compact Program.

O evento também contará com a participação de Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo, Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, e Inês Magalhães, Secretária Nacional de Habitação. Para discutir o uso de novas tecnologias no desenvolvimento urbano, o Arq.Futuro convidou o arquiteto italiano Carlo Ratti, diretor do City Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pablo Ernesto Larrieux, diretor do Centro de Inovação da Telefónica; e o advogado e especialista em tecnologia da informação Pablo Cerdeira, também coordenador de big data da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ainda na programação, Martin Corollun, do escritório Metro Arquitetos, de São Paulo, falará sobre o uso da água em projetos arquitetônicos. Já Fábio Magalhães, museólogo responsável pelo conceito do futuro Museu do Açúcar de Piracicaba, conduz debate sobre patrimônio histórico e valorização urbana. De Portugal, participam o arquiteto Carlos Prata e o engenheiro José Pedro Matos Fernandes, um dos responsáveis pelo projeto Águas do Porto.

O evento Arq.Futuro Piracicaba – A Cidade e a Água é uma correalização de BEĨ+, Prefeitura de Piracicaba e IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), com patrocínio de Raízen e UNEAR.

Sobre o Arq.Futuro

Um dos fóruns mais importantes de arquitetura e urbanismo do País, o Arq.Futuro terá como tema central de suas edições em 2014 “A Cidade e a Água”. Depois do evento em Piracicaba, realiza o segundo e grande encontro sobre o tema na capital paulista, entre os dias 23 e 25 de setembro, no Auditório Ibirapuera.

O Arq.Futuro também promove eventos paralelos ao longo do ano, e em diversas cidades brasileiras, com o objetivo de descentralizar discussões sobre desenvolvimento urbano, disseminar informações e contribuir para a formação de uma agenda positiva em torno de cidades que inovam em áreas como planejamento, sustentabilidade, mobilidade, habitação e lazer.

Criado em 2011, o Arq.Futuro tornou-se progressivamente palco dede um debate ambicioso sobre gestão urbana e cidades sustentáveis, atraindo nomes de peso da arquitetura mundial, como Shigeru Ban, Zaha Hadid, João Filgueiras Lima (Lelé), Jacques Herzog, Thom Mayne e Isay Weinfeld, que por sua vez se juntaram a economistas, legisladores, ativistas e cientistas políticos, num debate plural voltado à promoção de mudanças.

Como plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, o Arq.Futuro produz conteúdo em formato impresso, digital e audiovisual, com a preocupação de democratizar sua produção e trazer o público para o centro da discussão. Acompanhe notícias e discussões sobre as cidades do Brasil e do mundo, bem como informações sobre eventos futuros, em nosso Facebook e Twitter.

PROGRAMAÇÃO 

 4 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA)

9h – Abertura
- Gabriel Ferrato (Prefeito de Piracicaba)
- Tomas Alvim (Diretor do Arq.Futuro)

9h30-10h – Palestras inaugurais
- Vinicius Vargas (Sócio da Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados) – “Água e ordenamento jurídico”

10h-10h45 – Sessão 1: Investimento, desperdício e reuso
- Odette Lima Campos (Gerente do Departamento de Meio Ambiente do BNDES)
- Gesner Oliveira (Sócio da GO Associados)

11h-12h30 – Sessão 2: Gestão das águas, recuperação de rios urbanos e tratamento de esgoto
- Jorge Carlos Amin (Presidente da Aguas do Mirante)
- Luiz Roberto Moretti (Secretario-executivo do Comite PCJ)
- Vlamir Schiavuzzo (Presidente do Servico Municipal de Agua)
- Jose Pedro Matos Fernandes (Presidente da Aguas do Porto, Portugal)

14h-16h – Sessão 3: Tratamento de Lixo: novas articulações entre o setor público e privado
- Felipe Galdino Stipp (Presidente da Central de Tratamento de Residuos Ecoparque)
- Rogerio Vidal (Secretario de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba)

16h30-18h – Sessão 4: Água e espaços públicos
- Joao Chaddad (Vice-Prefeito de Piracicaba e criador do Projeto Beira-Rio)
- Martin Corullon (Socio do Metro Arquitetos)
- Lauro Pinotti (Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba)
- Carlos Prata (Arquiteto, Porto/Portugal)

5 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)

9h00-10h30 – Sessão 5: Adensamento, espraiamento e política habitacional
- Walter Godoy dos Santos (Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Habitação)
- Inês Magalhães (Secretária Nacional de Habitação)
- Fernando de Mello Franco (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo)

11h-12h30 – Sessão 6: Patrimônio Histórico e valorização urbana
- Weber Amaral (Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP e consultor)
- Mauro Viegas (Diretor-Presidente da Concremat)
- Washington Fajardo (Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural

14h-15h30 – Sessão 7: Sessão de Prefeitos
- Gabriel Ferrato (Prefeito de Piracicaba)
- Paulo Vitiello Filho (Vice-Prefeito de Uberlândia) – a confirmar
- Silvio Barros (Ex-Prefeito de Maringá) – a confirmar

16h-17h30 – Palestra de Encerramento: “A Cidade e a Água: soluções pela tecnologia”
- Carlo Ratti (Professor do MIT e director do MIT SENSEable City Lab)
- Pablo Cerdeira (Diretor do Big Data/Sala de Ideias da Prefeitura do Rio de Janeiro e Professor de Direito na FGV/Rio)
- Pablo Larrieux (Diretor do Centro de Inovação da Telefônica)

Arq.Futuro Piracicaba: A Cidade e a Água

  • Dias: 4 e 5 de agosto
  • Local: Teatro Municipal Erotídes de Campos, Engenho Central. Av Maurice Allain, 454 - Parque do Engenho, CEP 13405123. Telefones: (19) 3413-8526/3413-5212. Estacionamento no local. Capacidade: 422 pessoas. Prédio acessível. Site: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/engenho/
  • Evento aberto ao público. Inscrições: arqfuturo.com.br (Inscrições mediante capacidade do local. Os inscritos devem comparecer ao evento com 30 minutos de antecedência, levando um documento de identificação.)

Para mais informações acesse a página do Arq.Futuro.

  • Título

    Arq.Futuro: A Cidade e a Água
  • Website

  • Organizadores

  • De

    04 de Agosto de 2014 09:00 AM
  • Até

    05 de Agosto de 2014 05:30 PM
  • Onde

    Teatro Municipal Erotídes de Campos
  • Endereço

    Piracicaba - São Paulo, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arq.Futuro realiza edição em Piracicaba com tema "A Cidade e a Água"" 24 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624503/arq-ponto-futuro-realiza-edicao-em-piracicaba-com-tema-a-cidade-e-a-agua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.