O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. México
  5. Miguel Montor
  6. 2012
  7. Edifício pré-escolar / Miguel Montor

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Edifício pré-escolar / Miguel Montor

Edifício pré-escolar / Miguel Montor
Edifício pré-escolar / Miguel Montor, © Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

© Moritz Bernoully © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 27

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como consequência do plano de renovação para a Escola Nuevo Continente, no campus de Querétaro, surgiu a oportunidade para este novo exercício que corresponde ao edifício da pré-escola. Esta é uma das peças fundamentais para a imagem da escola, já que não se trata apenas de um edifício escolar, mas da entrada do complexo educacional.

© Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

O projeto foi inteiramente gerado a partir de três premissas fundamentais: atender a um orçamento muito limitado; ser construído em apenas 5 meses; e reutilizar a estrutura existente tanto quanto possível.

Edifício pré-escolar / Miguel Montor, © Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

 Após analisar esses pontos e cuidadosamente propor o funcionamento do edifício, uma planta arquitetônica clara e um esquema executável simples, viável no curto período de tempo disponível, foram elaborados. Seguindo essas diretrizes, a paleta de materiais responde diretamente aos fatores determinantes: um edifício que possa ser majoritariamente pré-fabricado, permitindo a montagem de todos os elementos no local. 

© Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

Fachadas pré-fabricadas de concreto, esquadrias comerciais, estrutura metálica, divisões internas modulares e um embasamento de blocos cerâmicos de fácil manutenção são os elementos básicos que compõem a tectônica do edifício.

© Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

O conceito arquitetônico, materializado através de três grandes volumes sobrepostos numa fundação leve e dinâmica, proporciona unidade visual aos dois sistemas estruturais do edifício - a antiga e a nova estrutura. Um caminho central que distribui os acessos às salas de aula, escritórios dos diretores e demais serviços é o único espaço de circulação interno da escola. Além dele, o edifício conta com um grande rampa de pedestres que dá acesso ao segundo pavimento e proporciona dinamismo aos fluxos da escola. 

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A cor é uma parte importante do projeto da edificação, tanto para a imagem da pré-escola como para a identidade do edifício no complexo. A cor amarela foi escolhida como símbolo da pré-escola e usada na composição das fachadas, estabelecendo um sutil diálogo entre o concreto aparente  dos elementos pré-fabricados e o ritmo das esquadrias das janelas. 

Isométrica explodida 2
Isométrica explodida 2

O resultado: um edifício que é muito claro em sua concepção, com uma imagem forte e dinâmica voltada para a cidade, e que conta com uma grande entrada para pedestres e veículos; um projeto sintético, racional e despretensioso com resultados claros.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício pré-escolar / Miguel Montor" [Pre-School Building / Miguel Montor] 23 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624381/edificio-pre-escolar-miguel-montor> ISSN 0719-8906